*O jornalista Allan dos Santos, exilado nos Estados Unidos após sofrer uma devassa do Judiciário brasileiro, capitaneada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), debochou do novo mandado de prisão expedido pelo referido magistrado. Mesmo com as redes sociais cerceadas no Brasil, o criador do Terça Livre usou seu perfil de número 45 no Instagram – já que os outros 44 criados foram derrubados pela plataforma, a mando de Moraes – para ironizar a decisão do ministro da Suprema Corte em determinar, novamente, sua prisão. – Precisa pedir pro Mickey. Na longa batalha travada entre Allan e Alexandre de Moraes, o jornalista já chegou a desafiar o magistrado a viajar até Orlando, na Flórida (EUA), para prendê-lo, além de diversas vezes dirigir ao membro do Supremo desabafos em forma de palavrões, nutrido pela revolta da perseguição relatada por ele.
*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) a mudar sua postura em relação ao candidato Pablo Marçal (PRTB), após o debate promovido pelo Estadão, em parceria com o Portal Terra e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) nesta quarta-feira (14). Segundo Lula, seu apadrinhado não pode “dar importância” ao empresário. – O trabalho que o Boulos tem que fazer é não dar importância para o cidadão daquele tipo. Não tem nem que fazer pergunta pra ele, nem responder pergunta. Deixa ele falar o que ele quiser – comentou Lula, em entrevista à Rádio T, do Paraná, nesta quinta-feira (15). No debate desta quarta, os candidatos se envolveram em uma discussão que resultou em um tapa do psolista em uma carteira de trabalho usada por Marçal para provocar o adversário político. O incidente ocorreu após o embate entre os dois no terceiro bloco do programa, quando os dois já haviam retornado aos seus lugares. Uma integrante da organização precisou intervir.
*No segundo trimestre de 2024, o Brasil tinha 1,688 milhão de pessoas em situação de desemprego de mais longo prazo, ou seja, em busca de um trabalho há pelo menos dois anos. Se considerados todos os que procuram emprego há pelo menos um ano, esse contingente em situação de desemprego de longa duração sobe a 2,495 milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do contingente ainda elevado, o total de pessoas que tentavam uma oportunidade de trabalho há dois anos ou mais encolheu 17,3% em relação ao segundo trimestre de 2023. Houve redução de mais de 10% no número de desempregados por todas as faixas de tempo de procura. “Como cai a população desocupada como um todo, há uma redução no número de pessoas que está procurando trabalho nas diversas faixas por tempo de procura”, apontou Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE. Outras 807 mil pessoas buscavam emprego há pelo menos um ano e a menos de dois anos, 15,2% menos indivíduos nessa situação ante o segundo trimestre de 2023. No segundo trimestre de 2024, 3,605 milhões de brasileiros procuravam trabalho há mais de um mês, mas menos de um ano, 11,0% menos desempregados nessa situação do que no mesmo período do ano anterior, e 1,441 milhão tentavam uma vaga há menos de um mês, um recuo de 10,2% nessa categoria de desemprego do que no segundo trimestre de 2023.
*A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou, em suas redes sociais, que o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, vem ao Rio Grande do Norte para cumprir agenda de compromissos. Segundo a chefe do Executivo estadual, o presidente “nos cobrou a data”. Fátima Bezerra informou que a previsão da vinda de Lula ao RN é “entre o final de agosto e a primeira semana de setembro”. Em Natal, o PT tem a candidatura da deputada federal Natália Bonavides para disputar a Prefeitura de Natal e que teve a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no lançamento da candidatura.
*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta 5ª feira (15.ago.2024) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da pecha de “taxador”. Disse que o governo trabalha para taxar os mais ricos e isentar quem ganha até R$ 5 mil por mês. O governante afirmou que quem vive de dividendos “sempre encontra um jeito de não pagar imposto de renda”. “As pessoas encontram sempre um jeito de não pagar imposto de renda. Só quem não encontra é quem trabalha e vive de salário porque é descontado. Não tem choro, nem vela. […] Quem reclama muito do imposto é o rico. Eles não gostam de pagar imposto.[…] Quando chamam o Haddad de taxador, é porque estamos trabalhando a política para taxar os mais ricos”, disse em entrevista à rádio T, do Paraná. Durante o mês de julho, centenas de sátiras relacionando o ministro ao aumento de impostos foram publicadas nas redes sociais. As críticas se intensificaram por causa da aprovação, em 10 de julho, do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária, que taxa alimento ultraprocessados, cervejas e outros produtos. Lula disse ainda que as pessoas precisam ajudar o governo cuidando de seus próprios orçamentos ao fazer compras, principalmente de alimentos. Disse que é necessário pesquisar preços e levar em conta a sazonalidade da produção e evitar aumento da inflação. “As pessoas têm que se ajudar para que a gente possa ter no comportamento do povo um equilíbrio no orçamento familiar”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário