Gaza: Israel confirma morte do ministro da Economia do Hamas
O Exército de Israel confirmou nesta segunda-feira (05) a morte de Abed al-Zeriei, ministro da Economia da Faixa de Gaza do Hamas, em um bombardeio lançado neste domingo (4) pela força aérea em Deir al-Balah, no centro do enclave.
– Sob a direção da inteligência do Exército, a força aérea eliminou Abed al-Zeriei, um agente do departamento de fabricação de armas da ala militar do Hamas – detalhou um comunicado militar.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) também afirmaram que Zeriei desempenhava um papel importante nos esforços do grupo para “assumir o controle da ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza”, bem como na administração dos mercados “controlados pelo Hamas” no enclave.
Zeiriei também era responsável pela distribuição de combustível, gás e recursos para os integrantes do Hamas no enclave, de acordo com o Exército.
O combustível se tornou um dos produtos mais difíceis de obter na Faixa de Gaza, com acesso muito limitado através das poucas passagens abertas para o enclave – Kerem Shalom, Portão 96 e Erez, no sul, centro e norte, respectivamente – apesar de sua importância crucial para a operação de hospitais, usinas de dessalinização de água ou padarias.
O ministro foi morto em um bombardeio israelense em Deir al-Balah neste domingo, que teve como alvo uma casa na cidade e as tendas de refugiados amontoadas ao redor do Hospital dos Mártires de Al Aqsa. Ele foi morto junto com sua mãe no ataque, de acordo com a imprensa palestina.
O bombardeio contra Deir al-Balah matou quatro pessoas, incluindo uma mulher – presumivelmente a mãe de Zeriei – no pátio do Hospital dos Mártires de Al Aqsa, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave.
EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário