21/05/2023

SAÚDE: ESTUDO APONTA QUE A MELHOR BEBIDA PARA HIDRATAR NÃO É ÁGUA - VEJA

Qual bebida é a melhor para se hidratar? Dica: não é água

Quando você está com sede, quais bebidas são as melhores para manter a hidratação?

Claro, você sempre pode tomar um copo de água, mas a água não é a bebida mais hidratante, de acordo com um estudo da St. Andrews University, na Escócia, que comparou as respostas de hidratação de várias bebidas diferentes.

Os pesquisadores descobriram que enquanto a água, com ou sem gás, faz um bom trabalho de hidratação rápida do corpo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor em nos manter hidratados por mais tempo.

A razão tem a ver com a maneira como nossos corpos respondem às bebidas, de acordo com Ronald Maughan, professor da St. Andrews Medical School e autor do estudo.

Um fator é o volume de uma determinada bebida: quanto mais você bebe, mais rápido a bebida sai do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos corporais e hidratá-lo.

Leite é mais hidratante que água

O outro fator que afeta o quanto uma bebida hidrata está relacionado à composição de nutrientes de uma bebida. Por exemplo, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água normal porque contém o açúcar lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja, retendo a água no corpo e produzindo menos urina.

O mesmo pode ser dito para as bebidas de reidratação oral usadas para tratar a diarreia. Estes contêm pequenas quantidades de açúcar, bem como sódio e potássio, que também podem ajudar a promover a retenção de água no corpo.

Açúcar com moderação

Mas é aqui que fica complicado: bebidas com açúcares mais concentrados, como sucos de frutas ou colas, não são necessariamente tão hidratantes quanto seus primos com menos açúcar.

Eles podem ficar um pouco mais no estômago e esvaziar mais lentamente em comparação com a água pura, mas uma vez que essas bebidas entram no intestino delgado, sua alta concentração de açúcares é diluída durante um processo fisiológico chamado osmose.

Sucos e refrigerantes não são apenas menos hidratantes, mas também oferecem açúcares e calorias adicionais que não nos saciam tanto quanto os alimentos sólidos, explicou Majumdar. Se a escolha for entre refrigerantes e água para hidratação, opte sempre pela água.

Afinal, nossos rins e fígado dependem da água para eliminar as toxinas de nossos corpos, e a água também desempenha um papel fundamental na manutenção da elasticidade e maciez da pele. É o hidratante mais barato que você encontrará.

Embora seja importante manter-se hidratado – isso mantém nossas articulações lubrificadas, ajuda a prevenir infecções e transporta nutrientes para nossas células – na maioria das situações, as pessoas não precisam se preocupar muito com a hidratação de suas bebidas.

Cerveja e café com leite podem me manter hidratado?

O álcool age como um diurético, fazendo com que você urinar mais, por isso, quando se trata de bebidas alcoólicas, a hidratação vai depender do volume total de uma bebida.

“A cerveja causaria menos perda de água do que o uísque, porque você ingere mais líquido com a cerveja”, disse Maughan. “Bebidas alcoólicas fortes irão desidratá-lo, bebidas alcoólicas diluídas, não.”

Quando se trata de café, a hidratação dependerá da quantidade de cafeína que você consome. Um café comum com cerca de 80 miligramas de cafeína seria tão hidratante quanto a água, de acordo com a pesquisa de Maughan.

Consumir mais de 300 mg de cafeína, ou cerca de 2 a 4 xícaras de café, pode fazer com que você perca o excesso de líquidos, pois a cafeína causa um efeito diurético leve e de curto prazo.

É mais provável que isso aconteça com alguém que normalmente não consome cafeína e pode ser compensado adicionando uma ou duas colheres de sopa de leite à sua xícara de café.

Com informações de CNN

Nenhum comentário: