10/05/2023

REVIRAVOLTA NO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL

STJD aceita recurso do Potyguar de Currais Novos e reverte perda de 30 pontos no estadual

No dia do primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar de 2023, uma reviravolta mexe no outro polo: o do rebaixamento. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) acatou recurso do Potyguar de Currais Novos e reverteu uma decisão de perda de 30 pontos da equipe seridoense, que faria o playoff de rebaixamento contra o Globo. Com a decisão, o Alecrim será o rival da Águia de Ceará-Mirim para decidir quem fica na elite estadual e quem será rebaixado à segunda divisão.

A votação na mais alta corte da justiça deportiva ocorreu nesta quarta-feira (10), em sessão realizada na sede do STJD, no Rio de Janeiro. A vitória do Potyguar de Currais Novos foi conquistada por 3 votos a 2 dos auditores do STJD.

A decisão do Pleno do STJD reforma o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), que havia setenciado o clube Seridoense pela perda de 30 pontos, entre pontuação conquistada e pena, em virtude da utilização de atletas amadores além do limite de idade permitida.

Como previsto no regulamento da competição, os últimos colocados de cada grupo da fase inicial fazem o jogo do rebaixamento. Antes do recurso aceito pelo STJD, o Potyguar era o quarto colocado do Grupo A, com pontuação negativa, mas com o entendimento definitivo da corte, o Alecrim volta a figurar na lanterna do grupo. O Verdão, portanto, vai jogar contra o Globo, quarto do Grupo B, em duas partidas, nos duelos do rebaixamento.

A Federação Norte-rio-Grandense de Futebol (FNF) ainda deverá divulgar as datas das partidas. Das equipes, só o Globo ainda tem calendário definido para a temporada de 2023, com a Série D, da qual estreou com derrota por 5 a 2 no último domingo (7).

Antes do torcedor conhecer o rebaixado do Campeonato Potiguar, ele conhecerá o campeão da competição, neste ano. O primeiro jogo das finais entre América e ABC acontece nesta quarta-feira, às 20h, na Arena das Dunas. A volta acontece na próxima quarta (17), no Frasqueirão, no mesmo horário. As duas partidas terão transmissão da Jovem Pan News Natal.

TN

Nenhum comentário: