13/04/2023

ABC E GRÊMIO NO FRASQUEIRÃO - TESTE PARA A INVENCIBILIDADE DO MAIS QUERIDO

Teste para invencibilidade do ABC no Frasqueirão

Sem perder no estádio Frasqueirão desde o dia 23 de janeiro de 2022, o ABC tem uma missão complicada hoje para manter essa marca intacta. A equipe potiguar vai encarar ninguém menos que o Grêmio, que já encantou o país com um futebol leve e ofensivo anos atrás, mas que agora vem processando um trabalho de recuperação do clube, que é um dos mais vencedores do país, mas que ano passado disputou a Série B. Comandado por Renato Gaúcho, o time tricolor vem a Natal disposto a construir uma boa vantagem para administrar no segundo encontro com os potiguares.

Do lado abecedista, mesmo com imenso respeito pelo oponente, Fernando Marchiori disse que não vai modificar o estilo de jogo de sua equipe e vai tentar sufocar os gremistas atrás de mais uma vitória na condição de mandante. A partida tem o início previsto para às 21h30.

Essa já é a segunda vez que o Alvinegro encara uma equipe nesta mesma condição. Antes foi o Vasco, que em termos esportivos vive uma situação igual a do Grêmio e acabou sucumbindo no duelo ante os potiguares, que eliminou a equipe carioca nos pênaltis dentro do estádio de São Januário-RJ. Naquela ocasião, os vascaínos vinham super motivados por uma vitória sobre o Flamengo, na disputa do Campeonato Carioca. O esquema montado para segurar o poder ofensivo dos cruzmaltinos funcionou e o ABC ainda teve chances de definir a classificação dentro do tempo regulamentar.

Agora a meta é eliminar outro gigante do futebol nacional, que vem com força máxima, mas a questão não provoca nenhuma espécie de temor na comissão técnica abecedista. Confiança é o que não falta ao representante potiguar, justamente devido ao excelente retrospecto como mandante, que faz qualquer um adversário que vier atuar em Natal, respeitar a condição do ABC.

Até aqui são 32 jogos sem perder como mandante, desse montante, Marchiori responde por um total de 28 partidas, distribuídos em 21 vitórias e sete empates. Só na atual temporada, onde já recebeu o Fortaleza, que faz parte da elite do futebol nacional, foram 10 vitórias e um empate atuando em casa.

Se o Grêmio chegou à capital potiguar sem o lateral-esquerda Reinaldo, que vai ficar cinco semanas em tratamento de uma lesão no joelho. Do lado de cá, o comandante alvinegro também tem as suas preocupações no sistema defensivo, só que pelo lado direito.

Com Alemão em fase final de recuperação de uma lesão muscular e sem poder contar com Gedeílson, o reserva imediato, pelo fato de o atleta já ter defendido o Ypiranga-RS na Copa do Brasil e estar impedido de atuar por outro clube na competição, o técnico fernando Marchiori deixou um grande ponto de interrogação quando indagado a tratar sobre a questão.

Caso não possa promover o retorno do titular, é bem provável que seja escalado um zagueiro para atuar na lateral. Só que com essa opção, o clube perde um bom poder de fogo no momento de subir ao ataque, pelo fato de tanto Alemão quanto Gedeílson apoiarem bastante. Outra opção será improvisar o atacante Fábio Lima pelo setor, mas neste caso, a equipe perderia muito na marcação ao adversário.

Gremistas abrem treino na Arena para 40 crianças

Com o objetivo de destacar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – comemorado no dia 2 de abril –, o Grêmio e a Arena das Dunas aderiram à causa e receberam, no início da noite de ontem (12), cerca de 40 crianças no espectro autista para assistirem, com exclusividade, um treino tático, que a comissão técnica do Tricolor fechou para o público e para imprensa.

O objetivo foi promover uma ação de acolhimento e de atenção às pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista, por meio de atividades de inclusão. As crianças foram recebidas pelos jogadores e a comissão técnica do clube, ao final do treino. Elas fazem parte de um grupo de pacientes da clínica Núcleo Desenvolve, especializada no tratamento e intervenção comportamental dos pacientes.

Abril foi definido pela ONU, em 2007, para propagar informações e exaltar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades que ajudem a reduzir o preconceito e a discriminação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente: dificuldade de comunicação, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Grêmio veio com baixas importantes para Natal

A equipe de Renato Gaúcho terá importantes baixas no confronto em que vai tentar derrubar a invencibilidade do ABC, no Frasqueirão. O comandante tricolor não poderá contar com o lateral-esquerda Reinaldo, além dos uruguaios Suárez e Carballo. A dupla que foi poupada por desgaste e ficou em Porto Alegre, realiza trabalhos leves, visando a estreia na Série A.

Já os reforços recém-chegados, Nathan e André estão em Natal com perspectiva de estrear. O Nathan teve a rescisão com o Atlético-MG publicada no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e aguarda ser registrado como jogador do Grêmio até às 19h. O atacante está apto para estrear.

O lateral-esquerda de 18 anos, José Guilherme, estava treinando com o profissional e foi chamado por conta da lesão de Reinaldo. Cuiabano, que seria opção, também está no departamento médico. Renato terá algumas mudanças contra o ABC. Diogo Barbosa vai ganhar sequência na lateral esquerda e André passa a ser alternativa no ataque, além de Zinho e Everton Galdino. No meio, Villasanti deve formar a linha de marcação ao lado de Lucas Silva.

Os gaúchos foram recepcionados por um pequeno grupo de pessoas, que se acumularam na calçada do hotel na Via Costeira para incentivar os jogadores.

A classificação para a quarta fase da Copa do Brasil está valendo uma cota de R$ 3,3 milhões aos clubes. A partida de volta entre os dois clubes está marcada para o dia 27 de abril, na Arena Grêmio.

TN

Nenhum comentário: