24/03/2023

VIXEEEEEE - TE CUIDA CEARÁ-MIRIM

Asteroide "matador de cidades" passará perto da Terra neste sábado

O asteroide 2023DZ2, descoberto há apenas três semanas, passará perto da Terra neste sábado (25/3). Com um tamanho estimado entre 40m e 90m, o que o coloca na faixa de tamanho "matador de cidades", ou seja com a capacidade de dizimar um município em caso de impacto, a rocha deve passar a 168,3 mil quilômetros — ou cerca de 40% da distância média entre a Terra e a Lua. "Não há chance deste 'matador de cidades' atingir a Terra, mas sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações!", afirma o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Européia, Richard Moissl.

O corpo celeste foi descoberto em fevereiro deste ano, por astrônomos do observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo informações do site Earth Sky, o asteroide orbita o sol a cada 3,17 anos.

A distância relativamente curta do asteroide permitirá que astrônomos e entusiastas da astronomia observem a rocha espacial. A recomendação é que as pessoas utilizem telescópios a partir de seis polegadas para uma visualização mais detalhada.

O corpo celeste está viajando a uma velocidade de aproximadamente 28 mil km por hora. Embora pareça ser uma velocidade elevada, o asteroide é considerado lento se comparado a outras rochas que os pesquisadores monitoram.

Se você quiser ver esse objeto se movendo no céu, precisará de binóculos de pelo menos 9 centímetros ou um telescópio.

correiobraziliense 

Nenhum comentário: