17/03/2023

TUDO EM CASA: EX-PILOTO DE LULA E DILMA É O NOVO PRESIDENTE DO STM

Novo presidente do STM já foi piloto de Lula e Dilma Rousseff

O ministro Francisco Joseli Parente Camelo, que tomou posse, nesta quinta-feira (16), como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), é ex-piloto. Ele já pilotou o avião presidencial nas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. As informações são do jornal O Globo.

Nascido em Fortaleza, Ceará, o ministro tem 69 anos de idade. Ao lado de Lula e Dilma, percorreu 92 países.

– Entre os integrantes da Corte, seu perfil é visto pelos colegas como “conciliador”. No STM, integrou o Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de estudos visando ao aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual e foi Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), no biênio 2020/2021 – reportou o jornal carioca.

Camelo deu uma declaração polêmica sobre as Forças Armadas durante uma entrevista ao G1, deixando claro que na sua visão o Supremo Tribunal Federal (STF) dará sempre a decisão final em questões jurídicas.

– Forças Armadas não são poder – disse.

Camelo foi questionado sobre o artigo 142 da Constituição Federal, texto muito falado desde o resultado das eleições, em outubro passado, quando parte dos eleitores queriam que o Exército tomasse uma ação para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para o magistrado, o artigo deve ser usado de forma excepcional, mas que não é função dos militares.

– Não está na Constituição que nós [militares] temos de manter os poderes sob a nossa tutela, não está em lugar nenhum – declarou o ministro.

Nenhum comentário: