18/03/2023

RN: CHEFES DE FACÇÕES TRANSFERIDOS PARA PENITENCIÁRIAS FEDERAIS

Nove chefes de facções são transferidos para penitenciárias federais

Nove chefes de facções criminosas presos no Rio Grande do Norte foram transferidos para penitenciárias federais na noite dessa sexta-feira (17). Os apenados estavam no Presídio Rogério Coutinho, no Complexo de Alcaçuz, e foram encaminhados para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

A operação foi realizada pela Força de Cooperação Penitenciária (Focopen), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e teve apoio dos policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Com esta transferências já são 10 custodiados do Rio Grande do Norte incluídos nas penitenciárias federais desde o início dos ataques no Rio Grande do Norte.

Os presos são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte. Após as transferências, eles podem ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). No SPF os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório, com rigorosos procedimentos de segurança.

O Sistema Penitenciário Federal opera há quase 17 anos sem registro de fuga, rebelião e nem entrada de materiais ilícitos.

Nenhum comentário: