16/03/2023

GOVERNO DO DF É DEVOLVIDO NA MESMA FORMA QUE FOI TIRADO - CANETADA

Canetada devolve, como tirou, governo do DF a Ibaneis Rocha

Foram 63 dias de estupefação, paciência, cautela: reeleito em votação consagradora, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se viu subitamente afastado do cargo por uma canetada, com base em mera narrativa pessoal, sem provas e sem manifestação do Ministério Público. A agressão institucional sem precedentes chocou o brasiliense, que aprovou nas urnas o estilo de governança firme, sem hesitações e nem concessões à violência ou à desordem. Em vez de prêmio, castigo.

Por que demorou?

A demora em reverter a medida foi tão chocante quanto o afastamento, mesmo diante da falta de indícios de culpa em exaustivas investigações.

Critérios e critérios

Se Ibaneis foi tirado em um par de horas, o ex-governador do DF Arruda, filmado recebendo maços de dinheiro, foi afastado e preso após 76 dias.

Apoio custou caro

Ibaneis nunca foi bolsonarista, divergiu do ex-presidente, a quem multou na pandemia, mas o apoio recíproco nas eleições custou-lhe muito caro.

Vitória virou desfeita

Ele enfrentou e venceu em 2022 uma campanha eleitoral sórdida, mas sua vitória representou para muita gente graúda uma desfeita pessoal.

Nenhum comentário: