09/02/2023

TÁ DIFÍCIL: NIKOLAS FERREIRA PODE SER PRESO POR INJÚRIA RACIAL

Deputado federal mais votado do Brasil pode ser preso

A ação se refere a declarações de Nikolas ao jornal Estado de Minas em 2020, quando ambos haviam acabado de serem eleitos vereadores por Belo Horizonte.

Na ocasião, Nikolas declarou que iria se referir a Duda na Casa Legislativa como "ele". "Ele é homem. É isso que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", disse.

O Ministério Público apontou um precedente do Supremo Tribunal Federal) em ação de 2019, quando o STF decidiu que condutas homofóbicas e transfóbicas se enquadram como de cunho racial.

O mineiro Nikolas Ferreira foi eleito deputado federal aos 26 anos. Além disso, ele foi o político com mais votos para este cargo em 2022, em todo o Brasil. Conheça mais sobre ele.

Natural da capital Belo Horizonte, Nikolas Ferreira de Oliveira é filiado ao Partido Liberal (PL) e recebeu 1.492.047 de votos para deputado federal, um recorde na história de Minas Gerais.

Antes, o recordista de Minas Gerais era Patrus Ananias (PT), que ganhou cerca de 520 mil votos. O estado tem cerca de 16 milhões de eleitores aptos a votar e 21 milhões de habitantes. Ou seja, cerca de um em cada cinco mineiros votaram em Nikolas.

Nas eleições de 2022, em Minas, Nikolas foi seguido de longe por André Janones (Avante) e Duda Salabert (PDT), que tiveram 238.967 e 208.332 votos, respectivamente.

Já em termos de Brasil, apesar de ser o mais votado agora, Nikolas não tem o recorde nacional. Este ainda pertence a Eduardo Bolsonaro, que recebeu 1.814.443 votos em 2018, pelo Rio. Números expressivos, mas nem tanto por ele ter longa vida na política e ser filho do presidente.

msn

Nenhum comentário: