20/02/2023

SAÚDE: FAZER XIXI EM BANHEIRO QUÍMICO E NÃO SECAR PODE TRAZER DESCONFORTOS

Usar o banheiro químico e não secar o xixi pode trazer desconfortos durante o Carnaval

Dentre as diversas alegrias do Carnaval, há um momento que não é tão prazeroso: usar o banheiro químico. Muitas vezes, o ambiente é sujo, malcheiroso e não conta com papel higiênico. Isso faz com que os foliões não consigam secar completamente o xixi.

A falta de papel estimula um hábito comum aos homens, mas nem tanto às mulheres, o de apenas balançar a região para tirar o excesso de urina. Apesar de parecer um facilitador, a atitude pode não ser benéfica ao fim do dia.

"A uretra do homem é bem mais longa que a da mulher. Então, por isso, acaba ficando um pouco de urina no trajeto. Mas a mulher, além da uretra mais curta, tem o hábito de enxugar com papel, [para limpar] essas gotinhas a mais que saem depois que você interrompe a micção. Eu acho que seria prudente levar um pedacinho de papel enrolado [na bolsa]", diz o urologista do Hospital Sírio-Libanês, Anuar Mitre.

O especialista explica que o xixi, no caso das mulheres, pode escorrer para a vulva e para a região da vagina. No final, o resultado, para ambos os sexos, é o acúmulo de líquido na roupa íntima.

"A urina contém substâncias que são irritantes para a pele e as mucosas. Desta forma, pode ocorrer uma irritação local com o contato constante da urina. Outra ação prejudicial é que algumas bactérias se alimentam de substâncias presentes na urina, causando mau cheiro e infecções", alerta Cesar Zillo, médico urologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A umidade também pode trazer desconfortos, como coceira. Caso a pessoa fique um tempo considerável nessa situação, "pode provocar uma dermatite pela própria urina", acrescenta Anuar. O especialista exemplifica que de três a quatro horas não representa um problema, mas o dia inteiro, sim.

Dada às repetidas vezes que a pessoa frequenta o banheiro, as altas temperaturas e o constante atrito com a região, secar completamente a urina se torna essencial.

"O calor e a umidade agem como uma estufa, favorecendo ainda mais a multiplicação dessas bactérias", explica Zillo.

Sendo assim, a dica de ouro do urologista é "leve sempre na bolsa ou no bolso um lenço de papel para se limpar após ir ao banheiro."

Vale ressaltar que o lenço umedecido, apesar de versátil, não é recomendado para uso adulto, especialmente em mulheres, para não alterar o pH vaginal.

"Até pode [usar], mas não é absolutamente necessário. Quem usa muito esses lenços, com produtos antissépticos, pode prejudicar um pouco a defesa natural do organismo", orienta Mitre.

Em caso de um incômodo persistente, irritação ou coceira, o ideal é voltar para casa e tomar um banho, limpando a região com água de forma abundante. Se o sintoma ainda persistir, procure ajuda médica.

R7

Nenhum comentário: