16/02/2023

LASCOU: NÃO CRITIQUE LULA E NEM O STF, VOCÊ PODERÁ 'MOFAR' NA CADEIA

Moraes mantém a prisão de homem que criticou Lula e o STF

Nesta quinta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão de um homem que criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da Corte. Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, de 46 anos, está preso temporariamente desde o dia 22 de julho de 2022.

Na ocasião, ele publicou diversos vídeos, sendo que em um deles falou em “pendurar os ministros de cabeça para baixo” e caçar políticos de esquerda.

Ao decidir manter a prisão do homem por mais 90 dias, Moraes apontou que “a investigação, ainda em andamento, demonstra uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais, como o STF, utilizando-se de uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil”.

O ministro disse considerar que é recomendável a “manutenção da restrição máxima da liberdade do investigado que, mesmo no dia de sua prisão, incitou publicamente a animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constitucionais, notadamente o Poder Judiciário, a revelar, em acentuado grau, o seu periculum libertatis”.

ENTENDA O CASO

Ivan Rejane foi preso pela Polícia Federal no dia 22 de julho, em Belo Horizonte (MG), por ordem de Moraes. Na ocasião, o ministro determinou busca e apreensão de armas, munições, computadores e dispositivos eletrônicos e o bloqueio de suas páginas no Facebook, Twitter e YouTube
Nas redes sociais, Ivan, que se intitula Terapeuta Papo Reto, fez publicações com diversos xingamentos contra o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a deputada Gleisi Hoffmann (RS), presidente do PT.

– Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente pro Lula: ô desgraçado, põe o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você – disse.

Ivan também estendeu o tom aos ministros do STF e disse que ia “pendurar” os magistrados de “cabeça para baixo”.

– Se eu fosse você, Barroso, Fux, Fachin, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na p*** q** t* p****. Até vocês duas, v*****, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça pra baixo. Vocês são vendidos – completou.

pleno.news

Nenhum comentário: