06/02/2023

EM CUBA CARROS OFICIAIS DO ESTADO TRANSPORTAM A POPULAÇÃO COM A FALTA DE ÔNIBUS

Sem ônibus, Cuba determina que carros oficiais do Estado transportem população

O governo cubano pediu que motoristas de veículos oficiais do Estado busquem pessoas em paradas de ônibus. Decisão se dá depois que metade da frota de transporte público parou de funcionar devido à escassez de óleo diesel no país. Quem descumprir a medida poderá pagar multa. As informações são da agência de notícias AFP.

Na 4ª feira (1º.fev.2023), o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, disse em seu perfil no Twitter que orientou o ministro dos Transportes Eduardo Rodríguez Dávila “a organizar a correta aplicação da medida” que Cruz considera “imprescindível” em meio à “complexa situação que nosso país vive”.

Assim, todos os carros vinculados ao governo terão que transportar a população. Cruz disse ainda os “servidores de todos os níveis hierárquicos” devem zelar pelo cumprimento da medida. Caso a orientação não seja seguida, “a infração será considerada grave”.


O ministro dos Transportes não comentou o assunto.

Cuba enfrenta uma crise de óleo diesel desde o início do ano passado. Moradores se queixam de falta de combustível, redução do transporte público e até falta de energia elétrica.

Em 22 de março de 2022, o governo publicou no Diário Oficial do país, o Gramma, que a escassez do combustível nos postos era explicada pela alta demanda.

Revista Oeste.

Nenhum comentário: