24/01/2023

RABO CHEIO: ATÉ MADURO QUER MOEDA ÚNICA NA AMÉRICA DO SUL

Venezuela: Maduro apoia criação de moeda única na América do Sul

Nicolás Maduro discursou, à distância, na VII Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O presidente da Venezuela, indo de encontro ao que explicaram Lula (PT) e Fernando Haddad (PT), afirmou ser a favor de uma proposta para criar uma moeda única para o bloco. O presidente brasileiro e seu ministro da Fazenda propuseram, na Argentina, a criação de uma moeda comum – mas não única -, a ser usada em transações comerciais, mantendo as moedas locais de cada país.

O discurso foi realizado nessa segunda-feira (23/1), diretamente do Palácio Miraflores, sede do governo da Venezuela. “Concordamos com a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para iniciar a construção de um sistema monetário latinoamericano e caribenho. Um sistema que nos leve a uma moeda e ao compartilhamento dos sistemas financeiros e monetários da região latinoamericana e caribenha”, disse Maduro.

Pouco antes do discurso de Maduro, também na segunda-feira, Lula defendeu em Buenos Aires a criação de uma moeda comum e sugeriu que o mesmo poderia acontecer com os países do Brics. A ideia está sendo estudada por técnicos do Brasil e da Argentina.

“O que estamos tentando trabalhar agora é que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feito numa moeda comum a ser construída com muito debate e muitas reuniões”, disse Lula.

metropoles

Nenhum comentário: