03/01/2023

O REI DO FUTEBOL SERÁ SEPULTADO HOJE (03/01) - SAIBA COMO SERÁ O CORTEJO

Fãs formam fila para dar o último adeus a Pelé, que será enterrado hoje

Cinco dias após o anúncio de sua morte, Pelé será enterrado nesta terça-feira (3/1) em Santos, onde ele queria. Antes do sepultamento em um mausoléu no Memorial Necrópole Ecumênica, o corpo de Edson Arantes do Nascimento seguirá em um cortejo pelas ruas da cidade, uma última homenagem ao Rei do Futebol.

Desde a manhã de segunda-feira (2/1), milhares de fãs e admiradores, além de familiares, amigos e autoridades brasileiras e internacionais, passaram pelo gramado da Vila Belmiro, estádio onde Pelé fez história com a camisa 10 do Santos Fuebol Clube, para se despedir do tricampeão mundial pela Seleção Brasileira.

De acordo com a assessoria do Santos, pelo menos 150 mil pessoas passaram pelo local, até as 5h desta terça, para se despedir do Rei do Futebol, que morreu em decorrência de complicações de um câncer no cólon.

No começo desta terça, a fila para se despedir do Rei Pelé chegou a 1km por volta das 6h. Os cantores Mano Brown, líder da banda de rap Os Racionais MC, e Supla, estavam entre as celebridades que aproveitaram a madrugada desta terça-feira (3) para se despedir do Rei.

Despedida na segunda

Sob um calor de 29º C, o público enfrentou duas horas de uma filha que chegava a 1,5 km de extensão para ver de perto o ex-jogador pela última vez. Pessoas viajaram de outros estados do país e até dormiram na porta do estádio para participaram do velório do craque brasileiro.

A cerimônia teve início às 10h de segunda e, ao longo do dia, pelo menos 80 mil pessoas passaram pela estrutura montada no meio do campo. Nesta terça, está prevista a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao velório de Pelé, que morreu na última quinta-feira (29/12), aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon.

Última homenagem

O corpo de Pelé deve sair da Vila Belmiro por volta das 10h desta terça-feira para um cortejo em carro aberto pelas ruas de Santos, para que fãs e admiradores prestem uma última homenagem ao rei. A estimativa do clube é de que o trajeto até o Memorial onde o ex-jogador será sepultado dure cerca de uma hora.

Pelé será enterrado em um mausoléu construído no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica. A ideia inicial era de que ele ficasse em um jazigo no nono andar do cemitério, lugar que ele próprio havia escolhido em vida, por dar visão ao estádio dá Vila Belmiro.

A proposta de sepultar o rei no nono andar seria para que ele ficasse próximo de seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996. Mas, diante do interesse público que o local do túmulo deve despertar, a família de Pelé concordou como sepultamento no mausoléu especial. O corpo de Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, irmão de Pelé, também está neste cemitério.

Pelé havia adquirido um espaço no cemitério vertical de Santos, que segundo sua administração tem registro no Guinness Book como o mais alto do mundo, há 19 anos.

Como será o cortejo

Do estádio, o corpo será levado em cortejo até o Canal 6, que fica na Avenida Joaquim Montenegro, com o trajeto feito na ida pelo Canal 2 e praia e retorno pela praia até o Canal 1, por onde o caixão em carro aberto dos Bombeiros chegará ao cemitério para o sepultamento.

O trajeto deve passar em frente à casa onde ainda vive a mãe de Pelé, Dona Celeste, de 101 anos.

Segundo a PM, o patrulhamento nos locais em que o cortejo vai passar será intensificado em razão do alto volume de veículos, para que não ocorram casos de furtos e roubos de motoristas.

A Prefeitura de Santos informou que serão 80 agentes de trânsito em revezamento nas ruas e no centro de monitoramento durante o cortejo. Ainda de acordo com o município, a Secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza do entorno da Vila Belmiro e do Memorial com 120 ajudantes e 10 fiscais.

Pelé deixa seis filhos, a esposa, Marcia Aoki, e sua mãe Celeste, de 101 anos.

metropoles

Nenhum comentário: