26/01/2023

FALA DE LULA SOBRE 'GOLPE CONTRA DILMA' LEVA DEPUTADO A PEDIR IMPEACHMENT

Deputado pedirá impeachment de Lula por falas de que Dilma sofreu 'golpe'

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) entrará com pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por se referir à saída de Dilma Rousseff do poder como "golpe". Ele espera a abertura do ano legislativo para protocolar o requerimento. A notícia é do R7.

"Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de estado, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal", alega o parlamentar, completando que, diante desta situação, a abertura de um impeachment é justificada "pela flagrante prática de crime de responsabilidade".

Lula tem repetido em falas públicas que Dilma foi retirada do cargo por meio de um golpe. O impeachment, no entanto, foi um processo autorizado e decidido pelo Senado e pela Câmara. Além dos pronunciamentos, o site oficial da Presidência da República fala em "golpe de 2016" em um texto que anuncia a nova diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Pela referência, o governo Lula também é alvo de uma representação analisada pelo Ministério Público Federal (MPF) denunciando o presidente por "propagação de desinformação". O PSDB também acionou a Justiça para impedir a utilização da expressão.

Nenhum comentário: