13/01/2023

EQUIPE: FÁTIMA DEIXA PDT DE CARLOS EDUARDO SEM ESPAÇO NO GOVERNO

PDT fica sem espaço no Governo

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que disputou a eleição para senador ano passado, foi a ausência sentida na posse do secretariado, no Centro de Convenções de Ponta Negra. O seu partido, PDT, não foi contemplado com nenhum cargo, tendo Raimundo Alves afirmado que o PDT “não exigiu cargos no primeiro escalão”. Apesar da afirmação Chefe de Gabinete, o fato de não ter dado nenhuma secretaria ao partido aliado causa insatisfação na cúpula pedetista.

“Ela está nomeando quem pode tirar”, a frase dita por um deputado da base governista por ocasião da posse do secretariado, na tarde de ontem, demonstra que as pressões dos aliados por indicações de cargos no segundo mandato da governadora Fátima Bezerra (PT) vão demandar mais alguns dias.

“Mesmo com as nomeações no primeiro escalão, a governadora pode substituir depois”, espera o parlamentar, apontando que os aliados também estão de olho em cargos do chamado segundo escalão. “O Idema é um bom cargo”, exemplificou ele, com relação à presidência do órgão ambiental que tem à frente o geógrafo Leonlene de Sousa Aguiar, uma indicação do futuro presidente da Petrobras, senador Jean Paul Prates (PT), já a chefia de gabinete da presidência do Idema, a indicação ficará a cargo da deputada federal Natália Bonavides (PT).

O chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves Júnior, admite que também há dificuldade de acomodação política com relação aos primeiros suplentes de deputados da base aliada, vez que não é atrativo para um deputado eleito se licenciar do mandato para assumir uma pasta com uma remuneração pela metade do subsídio de um parlamentar.

Depois de enaltecer o fato de que dobrou de quatro para oito o número de mulheres no secretariado, sendo que duas delas são as que possuem maior orçamento no governo, a própria governadora Fátima Bezerra confirmou que o próximo passo será a escolha dos auxiliares de primeiro escalão, garantindo que 50% dos cargos será ocupado por mulheres.

“Nosso secretariado sempre teve perfil técnico e sensibilidade social, traços que se mantém na equipe que empossamos hoje, de quem vou exigir ainda mais dedicação e compromisso na tarefa de servir ao povo do Rio Grande do Norte”, declarou a governadora.

Como já havia anunciado na posse em 1º de janeiro, Fátima Bezerra confirmou a criação da Secretaria de Cultura, pasta a ser desmembrada da Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEED), que será objeto de projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa depois da abertura do não legislativo, dia 1º de fevereiro: “Teremos recursos, parcerias e muita força de trabalho para fazer a cultura ir muito mais longe, é chegada a hora de matar a fome de comida e de cultura do nosso país”.

Já o deputado federal Rafael Motta (PSB), que também disputou a senatória em 2022 e deixa a Câmara Federal em fevereiro, confirmou que não conversou ainda sobre participação no governo: “AS gente já participa do governo há muito tempo, vejo que o PSB está muito bem contemplado, não vejo nenhum tipo de exigência a mais”, disse ele, com relação a indicação partidária para a direção do Detran.

Entre os secretariados empossados estão Raimundo Alves (Gabinete Civil); Carlos Eduardo Xavier (Tributação); Aldemir Freire (Planejamento); Francisco Araújo (Segurança); Íris Oliveira (Trabalho e Ação Social), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Alexandre Lima (Agricultura Familiar) e Ana Maria Costa (Turismo), que fazem parte do governo desde 2019.

Outros empossados são Socorro Batista (Educação), que auxiliava o governo no GAC; Pedro Lopes Júnior, ex-controlador geral do Estado, que disputou uma cadeira de deputado estadual e foi nomeado para a pasta da Administração; Virgínia Ferreira, que saiu da Administração para a Secretaria de Gestão de Projetos Especiais); Paulo Varela (Recursos Hídricos, indicado pelo MDB; Olga Aguiar (Mulheres, Juventude e Direitos Humanos, indicação do PC do B; Mary Land Brito (Fundação José Augusto) e ainda Antenor Roberto, ex-vice-governador que passa a chefiar a Procuradoria Geral do Estado, onde ocupa cargo de carreira.

Na pasta da Saúde, o médico Cipriano Maia fica até o mês de abril, quando será substituído por Lyane Ramalho.

TN

Nenhum comentário: