05/01/2023

CAOS NA SAÚDE DO RN: FUNCIONÁRIAS DO WALFREDO GURGEL SÃO ATINGIDAS POR PARTE DO TETO QUE DESABOU

Parte de teto desaba no Walfredo Gurgel e atinge funcionárias, denuncia SindSaúde

O Sindicato de Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde-RN) denuncia que parte do teto de sala do expurgo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel desabou na noite desta terça-feira (3), por volta das 18h00, e atingiu duas funcionárias que estavam no local. Apesar do susto, nenhuma se feriu gravemente.

De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato de Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde-RN), a sala funciona para higienização dos materiais contaminados e as servidoras estavam trabalhando quando uma foi atingida de raspão na perna e a outra no ombro. O atendimento ocorreu no setor de politrauma da mesma unidade.

De acordo com o SindSaúde-RN, sala foi interditada provisoriamente e agora está funcionando junto com a Central de Desinfecção de Equipamentos (CEDEQ). Uma das grandes preocupações, segundo o sindicato, é o perigo de contaminação cruzada, por serem dois setores funcionando num só local, e não possuir um sistema de refrigeração adequado.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que o acidente ocorrido na sala de expurgo ocorreu por conta da reestruturação da tubulação do setor e está sendo providenciado uma vistoria técnica para garantir a segurança dos servidores.

Conforme trecho do comunicado, "profissionais ainda aguardam orientações e afirmam não existir mais condições de trabalho no local, pelo risco evidente de outras partes do teto cederem e informam que existem outros espaços no Hospital com possibilidade de desabamento, como o vestiário e banheiro da Central de Material de Esterilização (CME), que estão com rachaduras", diz.

A pasta disse ainda que está trabalhando nos processos técnicos para realização de reformas e melhora da estrutura do Walfredo Gurgel, com investimentos superiores a R$ 2 milhões.

TN

Nenhum comentário: