26/01/2023

ABC E FORTALEZA PELA COPA DO NORDESTE PODERÁ TER TORCIDA ÚNICA

Ministério Público e polícia avaliam torcida única para ABC e Fortaleza

Após os episódios de violência envolvendo torcedores do ABC e do Sport (PE), no último sábado (21), em Recife, onde os times se enfrentaram pela abertura da Copa do Nordeste, as autoridades agora estão dedicadas a evitar que cenas semelhantes se repitam aqui em Natal.

O próximo jogo da equipe natalense pela competição regional acontecerá no estádio Frasqueirão, no dia 4 de fevereiro, contra o Fortaleza.

Torcidas organizadas das duas equipes são conhecidas por serem inimigas e por isso autoridades já se movimentam para preparar a logística envolvendo a partida, com o intuito de coibir possíveis episódios de violência. O promotor Luiz Eduardo Marinho, em contato com o NOVO, confirmou que a possibilidade de o jogo ser realizado em torcida única será analisada em conjunto com a Polícia Militar.

“De fato existe apelo do ABC para que esse jogo seja de torcida única, haja vista esses últimos eventos lá de Recife, e nós sabemos também do histórico, infelizmente, de violência entre as torcidas de ABC e Fortaleza”, disse o representante do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Luiz Eduardo Marinho, a ideia inicial, sinalizada pelo comandante do Batalhão de Polícia de Choque da PMRN, Tenente-Coronel Ricardo Pereira, era de que o jogo fosse sim realizado com a presença das duas torcidas, mas uma reavaliação deverá ser feita e a decisão será tomada em breve, após conversa entre MP e PMRN para chegarem a uma decisão.

“O Coronel tinha sinalizado pelo jogo de duas torcidas. Mas a gente pode reavaliar isso aí. Na verdade, a gente tem que decidir em conjunto, então estou aguardando a possibilidade de marcar essa conversa com o Coronel essa semana ainda”, explicou Luiz Eduardo Marinho.

O NOVO procurou a Polícia Militar para saber se já há algum planejamento especial para coibir a violência no jogo entre ABC e Fortaleza. De acordo com o Tenente-Coronel Ricardo Pereira, comandante do BPChoque, ainda não uma definição prevista com relação ao jogo, que só acontece na próxima semana, mas já está tem conversas iniciadas com partes interessadas no confronto, como a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) e o Ministério Público (MPRN), e que uma reunião com representantes dos clubes deve acontecer em breve para discutir as possibilidades logísticas para o evento.
Três foram presos e dois hospitalizados após confusão em Recife

O gatilho para a preocupação em relação ao jogo ABC e Fortaleza foi a confusão ocorrida antes da partida entre Sport e ABC, ocorrida em Recife no último sábado, quando três pessoas foram presas e dois torcedores foram hospitalizados, sendo um deles do Rio Grande do Norte. O NOVO procurou a assessoria do Hospital da Restauração, em Recife, para onde os torcedores feridos foram encaminhados, mas a equipe não pôde informar sobre o estado de saúde e nem se eles ainda estão hospitalizados.

O confronto está sendo investigado pelas autoridades pernambucanas. “A Polícia Civil de Pernambuco instaurou inquérito e está trabalhando com dedicação para que todas as pessoas envolvidas em agressões, danos ao patrimônio e outros crimes sejam devidamente identificadas e responsabilizadas penalmente”, diz a Polícia Civil de Pernambuco em nota encaminhada à imprensa.

novonoticias

Nenhum comentário: