15/12/2022

PEGA FOGO O CABARÉ: MINISTÉRIO OFERECIDO POR LULA AO CENTRÃO GERA ATRITO COM RENAN 'CANALHEIROS'

Lira quer indicar ministro da Saúde, Lula aceita oferecer Integração Regional, mas Renan reage

Involuntariamente, Lula caiu no meio de uma guerra regional entre Arthur Lira e Renan Calheiros, que acabou envolvendo a disputa por um ministério no futuro governo.

O assunto está na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles:

O presidente da Câmara Arthur Lira, (PP-AL), passou a cobrar gestos mais concretos de Lula de que seus aliados no Centrão terão espaço garantido no futuro governo.

Segundo petistas próximos ao presidente eleito, Lira mira o comando dos ministérios da Saúde ou de Minas e Energia, pastas de orçamentos robustos na Esplanada.

A cobrança do presidente da Câmara se intensificou nesta semana, quando Lira e Lula tomaram café da manhã, na terça-feira (13/12), em Brasília.

As pastas da Saúde e de Minas e Energia também são alvos do MDB. O grupo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversário político de Lira, tenta impedir que aliados do deputado comandem uma das pastas.

Apesar da cobiça, petistas dizem que o comando do Ministério da Saúde já está definido por Lula. A escolhida seria Nisia Trindade, atual presidente da Fiocruz.

Aliados de Lula ressaltam que, mesmo que Saúde ainda não tivesse um nome definido, ele dificilmente ceder a pasta para outros partidos, por considerá-la estratégica.

Segundo petistas, Lula sinalizou que topa dar para o grupo de Lira o comando do Ministério da Integração Nacional, que será recriado após o desmembramento do atual Ministério do Desenvolvimento Regional.

A ideia é que o presidente da Câmara indique um aliado para o cargo. Líder do União Brasil na Câmara e próximo de Lira, o deputado Elmar Nascimento (BA) tem interesse no posto.

O parlamentar baiano é o padrinho político do atual presidente da Codevasf, órgão ligado à área de integração nacional.

Lira, no entanto, pode ter novo embate com o MDB, caso tope ficar com a Integração Nacional. A pasta também é citada por aliados de Renan Calheiros como de interesse do partido.

Nenhum comentário: