06/11/2022

TRAGAM UM DESSES PARA CEARÁ-MIRIM/RN

Novo radar promete multar carros e motos barulhentos; Testes já começaram

Prestem atenção, motoristas! Os testes de um novo tipo de radar começaram no Brasil que multariam veículos com ruído excessivo causado por sistemas de exaustão. A ideia, importada da França, iniciou a fase de testes em Curitiba, capital do Paraná.

Esse procedimento está sendo desenvolvido em conjunto pela Perkons e pela Setran( Autoridade de Controle de Trânsito). O objetivo desta técnica é medir a velocidade que excede a detecção de ruído que é considerado excessivamente excessivo, neste caso, quando excede 90 dB.

Os testes de um sistema semelhante começaram em cidades da França, uma das quais está na autoestrada Evelyn, localizada a oeste de Paris. A tarefa é reduzir o excesso de ruído que pode perturbar o tráfego como um todo.

Como o radar funcionará com ruído excessivo?

De acordo com os dados coletados através de fotos e vídeos, o dispositivo será capaz de multar o motorista que exceder o limite de velocidade e o nível de ruído permitido. Os testes já começaram na Avenida Victor Ferreira do Amaral, localizada no bairro taroma da capital paranaense.

A intenção de implementar essa iniciativa partiu do grande volume de reclamações junto à Prefeitura sobre o excesso de ruído para carros e motocicletas. É o que explica Rosangela Batistela, que atua como supervisora de trânsito de Curitiba.

Punição de motoristas “barulhentos”

Após a coleta de dados, será possível acompanhar um diagnóstico sobre os veículos, no local dos horários em que a poluição sonora é mais cobrada.

“Com base nas informações de perfil comportamental desses motoristas, poderemos determinar o tempo da maior taxa de lesões e o tipo de veículo para que possamos atuar com a blitzkrieg educativa e também com a fiscalização”, explica o supervisor.

É importante ressaltar que o teste ainda não vai gerar uma multa ou pontos na carteira de motorista que excedam o tamanho do carro em mais de 90 dB no radar. Isso porque ainda é necessário aprovar o Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro Corporation (Qualidade e Tecnologia), o processo organizacional do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Rede Brasil News.

Nenhum comentário: