06/11/2022

DURANTE SEU MANDATO LULA VAI NOMEAR 10 MINISTROS PARA TRIBUNAIS SUPERIORES

Lula vai nomear 10 ministros para tribunais superiores brasileiros durante o mandato

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar ao menos nove ministros para os Tribunais Superiores em seu mandato. No Supremo Tribunal Federal (STF), Lula nomeará os sucessores dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se aposentarão compulsoriamente em 2023, ao completar 75 anos.

O ministro Ricardo Lewandowski foi indicado por Lula, em 2006. Ele completará 75 anos em maio de 2023. A ministra Rosa Weber, por sua vez, foi indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2011. Ela completará 75 anos no mês de outubro do próximo ano.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), cinco ministros se aposentarão até o fim do mandato de Lula, em 2026. No STJ, Lula nomeará o sucessor do ministro Felix Fisher, que se aposentou em agosto deste ano. Ele também vai indicar os sucessores da ministra Laurita Vaz, Assusete Magalhães, Antonio Saldanha e Og Fernandes.

Já no Tribunal Superior do Trabalho (TST), três ministros deixarão os cargos pela idade: Emmanoel Pereira, Aloysio Corrêa da Veiga, e Dora Maria da Costa.

Nenhum comentário: