21/11/2022

'CHANCE DE LESÃO SER CÂNCER É QUASE ZERO' - DIZ MÉDICO QUE ACOMPANHOU CIRURGIA DE LULA

Médico que acompanhou cirurgia de Lula diz que chance de lesão ser câncer é ‘quase zero’

A chance de a lesão retirada das cordas vocais do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ser maligna é “quase zero”, disse ao Estadão Luiz Paulo Kowalski, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Sírio-Libanês e membro da equipe que cuida do petista. De acordo com o especialista, o exame feito durante a cirurgia e que analisou a amostra removida já indicou ausência de neoplasia (tumor maligno), mas, por praxe, a peça cirúrgica foi enviada para exame patológico detalhado, cujo resultado deve sair entre 24 e 48 horas.

“É muito raro o exame definitivo mostrar algo diferente em um caso como esse. O patologista que fez a análise no momento da cirurgia é muito experiente e não ficou com dúvidas (sobre a presença de células cancerígenas). Eu diria que a chance de malignidade é quase zero”, explicou o médico, que também é professor titular de cirurgia de cabeça e pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Lula passou por cirurgia para a retirada da lesão suspeita na noite de domingo, 20. A lesão, chamada de leucoplasia, foi diagnosticada em 12 de novembro em uma avaliação de rotina, que também mostrou completa remissão do tumor diagnosticado no presidente em 2011.

Mesmo assim, a equipe médica optou por remover a leucoplasia para análise e por prevenção, já que esse tipo de lesão tem 10% de chance de tornar-se câncer. De acordo com Kowalski, o fato de o presidente já ter tido tumor na laringe e ser maior de 65 anos aumentam o risco, por isso a decisão pela remoção total.

A cirurgia foi feita sob anestesia geral, começou por volta das 20 horas de domingo e durou cerca de 40 minutos. O procedimento aconteceu sem complicações e o presidente teve alta cerca de 12 horas depois, na manhã desta segunda, 21.

Com informações do msn

Nenhum comentário: