06/11/2022

ÁGUA: O RN RECEBERÁ DO SÃO FRANCISCO EM 2023 O EQUIVALENTE A QUASE UM GARGALHEIRAS

Águas do Rio São Francisco: RN receberá o equivalente a quase um Gargalheiras em 2023

O Rio Grande do Norte deverá ter pelo menos 34 milhões de m³ de água advindas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PSIF) em 2023. O Estado já enviou documento ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) solicitando águas para o ano que vem, diferentemente de 2022, quando o RN não pediu águas do PSIF. A justificativa do Governo é de que restavam obras complementares da obra a serem concluídas, ao passo de que o inverno foi positivo em precipitações. Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o então ministro Rogério Marinho, em Jardim de Piranhas, inauguraram o Eixo Norte por onde as águas do “Velho Chico” chegaram ao RN.

A título de comparação, esse volume de água daria para encher um açude de nível médio, por exemplo. Essa quantidade seria suficiente para preencher 82% da Barragem Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; 67% da Barragem de Pau dos Ferros, que tem 54 milhões de m³; 43% do açude Boqueirão, em Parelhas e quase metade (42%) da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. Os dados oficiais da capacidade dos açudes estão disponíveis no site do Instituto da Gestão das Águas do RN (Igarn).

Inauguração

Neste ano, o Rio Grande do Norte recebeu as águas do Rio São Francisco pela primeira vez. Em fevereiro deste ano, o evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (eleito senador pelo PL-RN).

“Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: ‘vamos concluir obras’. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

Com informações de Tribuna do Norte

Nenhum comentário: