05/11/2022

AGORA VAI: GRUPO DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO LULA TERÁ INDICADOS DO MST

MST vai ter indicados para compor “grupo de transição” do governo Lula

Movimentos sociais ligados às gestões do PT irão compor o grupo de transição do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Lideranças de movimentos como os sem-terra (MST), os sem-teto (MTST), centrais sindicais e organizações não-governamentais deverão ser indicados até terça-feira para integrar o grupo comandado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Coordenador nacional do MST e muito próximo a Lula, João Paulo Rodrigues disse que quem ajudou a eleger, que participou da frente de apoio ao petista merece estar nesse grupo, mesmo sem a garantia de que irá participar do governo a partir de 2023.

Rodrigues estima que, das 50 vagas do grupo, pode chegar até a 10 os escolhidos entre os movimentos, centrais e ONGs.

“É necessário ter uma representação (no grupo de transição) de toda força que elegeu o Lula e os apoios que chegaram no segundo turno. É transparente, ajuda a identificar os problemas a partir da lógica de cada agrupamento social. É democrático e facilita depois a montagem do governo” – disse Rodrigues.

O líder do MST afirmou que é fundamental que cada segmento tenha acesso às ações informações do governo Bolsonaro sobre suas áreas.

“Óbvio que todos sabem que quem vai para o grupo de transição, necessariamente não vai para o governo. Mas você ter acesso às informações da famosa herança maldita que o Bolsonaro deixou para nós irá facilitar o entendimento do que cobrar, como ajudar e até do que criticar no próximo governo Lula” – completou.

Rodrigues afirmou que ele mesmo não deverá participar, mas que o MST irá indicar nomes técnicos do movimento, a exemplo de outras organizações. Ele acredita que até terça-feira a lista de todo o grupo estará completa.

Metrópoles.

Nenhum comentário: