16/11/2022

AGORA VAI: FÓRUM DE SÃO PAULO PRESENTE NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE LULA

Secretária executiva do Foro de SP integrará transição de Lula

Uma das figuras escolhidas para participar do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a secretária executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente. O nome dela foi oficializado pelo coordenador da equipe, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nesta quarta-feira (16). Mônica fará parte do grupo que tratará das relações exteriores.

Além de fazer parte do Foro de São Paulo, Mônica também é secretária de Relações Internacionais do PT. Junto a ela no grupo de relações exteriores estará outro secretário petista, Romênio Pereira, que foi o responsável pela nota divulgada pelo PT em novembro do ano passado na qual foi saudada a eleição fraudulenta do ditador Daniel Ortega na Nicarágua.

O QUE É O FORO DE SÃO PAULO

Criado na década de 90, o Foro de São Paulo é um grupo que reúne partidos e organizações de esquerda, e no qual são discutidos temas comuns a esse espectro ideológico. A criação do foro aconteceu a partir de uma conversa entre o líder cubano da época, Fidel Castro, e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O movimento teve como ponto de partida um seminário internacional que discutiu a crise do socialismo após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Como o primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo, o grupo acabou ganhando o nome da capital paulista.

Entre os principais membros estão o Partido Comunista de Cuba, o Partido dos Trabalhadores no Brasil, o Partido Socialista Unido da Venezuela e o Partido Socialista do Chile. Aqui no país, além do PT, partidos como o PDT, PCdoB e PCB também integram o grupo, que tem como pautas centrais a oposição ao neoliberalismo e ao imperialismo e o fortalecimento das lutas sindicais.

Nenhum comentário: