27/10/2022

NOSSO CAMPEÃO OLÍMPICO, ITALO FERREIRA, MERECE VÁRIAS MEDALHAS

Italo Ferreira inaugura Instituto com seu nome em Baía Formosa

O medalhista de ouro olímpico e campeão mundial de surfe Italo Ferreira inaugurou, junto com sua família, na manhã desta quinta-feira, 27, em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, a primeira fase de obras do Instituto Italo Ferreira. A inauguração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto, que tem como objetivo contribuir para a formação integral de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de atividades físicas visando a inclusão social das crianças por meio do esporte.

O impacto social gerado pelo Instituto é estimado em 500 pessoas por ano, aproximadamente, contando-se tanto o público que será beneficiado diretamente pelas ações como as famílias dos jovens, além da comunidade local. Para isso, o Instituto, que acabou de encerrar a primeira fase de obras, vai disponibilizar uma estrutura de 400m2 com aulas de idiomas, informática, sustentabilidade e meio ambiente, apoio educacional, além de atividades físicas como um dos principais pilares.

Serão oferecidas aulas teóricas e práticas de surfe, com o objetivo de promover mudanças na vida das crianças atendidas pela instituição por meio do esporte. Até a reforma integral do local, o Instituto oferecerá para crianças e jovens – já inscritas na instituição – atividades de psicomotricidade, coordenação motora, atenção, concentração através de movimentos, atividades recreativas, ritmos, conexão e ambientação com meio ambiente e meio líquido (mar).

O Instituto Italo Ferreira é a realização do sonho do atleta multicampeão, dos seus pais e sua irmã, que sempre quiseram ampliar a ajuda para jovens e famílias de Baía Formosa, cidade natal do atleta.

“Sempre foi o meu sonho poder contribuir mais com o lugar onde nasci e cresci e onde quero continuar vivendo, e o Instituto Italo Ferreira é minha forma de garantir que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive, para que também realizem seus sonhos, construa novas oportunidades de vida. A intenção é impactar diretamente na perspectiva das crianças, fornecendo ferramentas para que elas possam construir um futuro diferente daquele a que estão predestinadas”, explica Italo.

“Vamos trazer junto a família dessas crianças, para que tenham um olhar crítico e possam adquirir o conhecimento necessário para transformar e concretizar o sonho dos seus filhos”, acrescentam Luizinho e Katiana, pais do atleta e Presidente e Vice do Instituto, respectivamente.

A sede do Instituto Italo Ferreira é a casa em que Italo foi criado junto com sua irmã, Pollyanna, diretora administrativa da instituição. O imóvel cedido pelo surfista para o projeto social está passando por uma reforma geral para que sejam finalizadas a construção das salas de aulas, refeitório, espaço para atividades físicas e para as oficinas profissionais, além de composteiras e posto de reciclagem, com toda infraestrutura necessária para receber as crianças, jovens e famílias atendidas pelo instituto.

”Este é um local muito significativo para nós, pois era a casa de nossa vó, onde vivemos momentos muito especiais que ficaram guardados na memória, e temos certeza de que ela ficaria imensamente orgulhosa das histórias que serão construídas aqui no instituto”, conta Pollyanna Ferreira.

A expectativa é que o Instituto Italo Ferreira esteja 100% finalizado e operando com todas as atividades e ações até o início de 2023.

Com informações da 98 FM

Nenhum comentário: