13/09/2022

PESQUISA APONTA BRASILEIROS CONTRA PENA DE MORTE, PORÉM FAVORÁVEL A PRISÃO PERPÉTUA

Maioria dos brasileiros é contra a pena de morte, mas aprova a prisão perpétua, diz pesquisa IPEC

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada na segunda-feira (12) revela que a maioria da populaçao, 49%, é contra a adoção da pena de morte no Brasil, enquanto 42% dos brasileiros são a favor.

A legislação brasileira não prevê punição a crimes com a morte do criminoso.

Mas a mesma pesquisa aponta que é majoritário – 73% – o número de brasileiros que defende a prisão perpétua para quem for condenado por crimes hediondos

A defesa da pena de morte cresce entre pessoas com 25 a 34 anos (50% são a favor), que consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) ótimo ou bom (50%) e com escolaridade até ensino médio (46%).

Já a rejeição à pena de morte cresce entre eleitores mais velhos, com mais de 60 anos (56% são contrários), pessoas que consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo (55%) e evangélicos (53%).

Enquanto os defensores de prisão perpétua para crimes hediondos chegam a 73%, os que são contra são 20%.

Um crime é considerado hediondo quando é praticado com crueldade e causa repulsa na sociedade. Neste tipo de infração, não cabe fiança, indulto ou anistia. Além disso, o acusado precisa cumprir o início da pena em regime fechado.

Tortura, tráfico de drogas, terrorismo, homicídio qualificado, latrocínio e estupro, por exemplo, são considerados crimes hediondos no Brasil.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.

diariodopoder

Nenhum comentário: