17/08/2022

SAÚDE: ESTÁ COM DOR? VEJA QUAL A MELHOR POSIÇÃO PARA TOMAR REMÉDIO

Sem dor! Pesquisa descobre qual é a melhor posição para tomar remédio

Quando estamos sentindo dor, parece que os efeitos dos remédios demoram ainda mais para aliviar o desconforto. Porém, de acordo com cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a posição que o paciente toma o medicamento faz diferença na rapidez da absorção.

Usando uma ressonância magnética, os pesquisadores testaram quatro posturas: em pé, deitado do lado direito, de costas e do lado esquerdo. A ideia era acompanhar o caminho de um medicamento para verificar como ele é absorvido. A pesquisa foi publicada na revista científica Physics of Fluids.

O estudo mostrou que, dependendo da posição, o tempo de absorção pode variar entre 10 minutos e uma hora e meia. A melhor opção é deitado, do lado direito, seguida por de pé (23 minutos). Deitado de costas é a terceira opção, com alguns minutos a mais de tempo de absorção. Em último lugar é deitado do lado esquerdo — dessa forma, o remédio demorou 100 minutos para se dissolver completamente.

A explicação é que a maioria dos comprimidos precisa passar do estômago e chegar ao intestino para começar a ser absorvido: se o remédio cai do lado errado do órgão, demora mais para chegar no antro, a região que une estômago e intestino. Deitado à direita, o medicamento cai já na área correta, e demora menos para fazer efeito.

“Nunca pensei se estava fazendo certo ou errado, mas agora definitivamente vou pensar nisso toda vez que tomar uma pílula”, explica o especialista em dinâmica de fluidos Rajat Mittal, autor do estudo. “Para pessoas idosas, sedentárias ou acamadas, virar para a esquerda ou para a direita pode ter um grande impacto”, completa o cientista.

metropoles

Nenhum comentário: