16/08/2022

PELEJA: PGE COBRA, CIRO DIZ QUE JÁ PAGOU!

PGE diz que Ciro Gomes precisa quitar multa com Justiça Eleitoral para se candidatar; candidato diz que já pagou

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) solicitou a intimação do candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, para a quitação do débito referente a multa eleitoral que está pendente, sob pena de ter o registro de sua candidatura negado. A assessoria de Ciro Gomes negou que ele esteja em dívida com a Justiça Eleitoral e afirmou que a pendência já foi quitada. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, diz que há uma multa pendente relacionada a Ciro, sem informar o valor ou a razão dessa dívida. Por isso, o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet pediu que o candidato resolva a questão.

“Conforme certidão emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 16:14hs em 15/8/2022, obtida em consulta ao sítio do Tribunal na internet (doc. anexo), o candidato não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data em razão de multa eleitoral. O Ministério Público requer a intimação do candidato para sanar as falhas constatadas, sob pena de indeferimento do registro”, escreveu Gonet. De acordo com seu parecer, essa multa pode ser quitada até o julgamento do registro da candidatura.

Procurada, a assessoria de Ciro Gomes disse que a pendência se refere a uma acusação de propaganda eleitoral irregular feita contra ele nas eleições de 2014 e que já havia sido paga. A assessoria encaminhou uma outra certidão, emitida pelo juiz da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Flávio Vinicius Bastos Sousa, dizendo que ele está fazendo o pagamento parcelado de dívidas referentes a dois processos e, por isso, estaria “quite com a Justiça Eleitoral”. De acordo com os processos, uma delas foi no valor de aproximadamente R$ 50 mil, definida em sentença de setembro de 2014, enquanto a outra foi de cerca de R$ 5 mil.

Nenhum comentário: