02/08/2022

LAMENTÁVEL: A JUSTIÇA BRASILEIRA É MUITA MORDOMIA E POUCO TRABALHO

Impunidade assustadora! Apenas 4 em cada 10 homicídios praticados no Brasil são esclarecidos, revela levantamento

Um levantamento do Instituto Sou da Paz, divulgado nesta terça-feira (2), mostra que de cada dez homicídios, em apenas quatro um suspeito é identificado e levado à Justiça no Brasil. O Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou casos não resolvidos.

O estudo compilou dados sobre homicídios dolosos, quando há intenção de matar, registrados em 2019. O instituto usa uma metodologia que considera “esclarecido” um assassinato que tenha resultado em ação penal até o fim do ano seguinte, ou seja, quando a investigação identificou um suspeito que foi levado à Justiça. Dos 39 mil assassinatos em 2019, só 37% geraram denúncia.

É muito grave o fato do Brasil esclarecer tão pouco os homicídios, porque gera uma série de consequências negativas. Primeiro, as famílias dessas vítimas ficam sem direito à justiça, sem direito a verdade, essa sensação de impunidade num crime que é dos mais graves. E aí, um criminoso contumaz, aquele que mata sempre, ou o crime organizado sabendo que esse é um crime que não vai ser esclarecido, não vai haver responsabilização, também se sente muito mais à vontade para continuar matando. Então é negativo por muitos aspectos e é uma pena que a gente ainda não consiga avançar mais na resposta aos homicídios do nosso país”, explica Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

O levantamento usou dados de 18 estados e do Distrito Federal. Oito estados não enviaram informações suficientes. Rondônia e Mato Grosso do Sul Rforam os que mais conseguiram apontar culpados. Amapá e Rio de Janeiro são os que menos denunciam suspeitos.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro disse que tem trabalhado para reduzir a taxa de homicídios – taxa essa que já está em queda, de acordo com a polícia. Disse ainda que completou o quadro de delegados e que pretende preencher os cargos de investigadores e peritos.

A polícia disse ainda que comprou novos instrumentos e teve acesso a novas tecnologias nas áreas de investigação e perícia.

O Jornal Hoje procurou o governo do Amapá, mas ainda não teve resposta.

Sobre a morte do adolescente Igor Bernardo, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo disse que o inquérito foi finalizado em julho – sem indiciamento – e remetido para análise do Poder Judiciário.

Assista a reportagem do Jornal Hoje na íntegra no link abaixo:

Nenhum comentário: