01/08/2022

'INADMISSÍVEL': DIZ PRESIDENTE DE PORTUGAL AO SOLIDARIZAR-SE COM GIOVANA E GAGLIASSO POR RACISMO

Presidente de Portugal se solidariza com Giovanna e Gagliasso e condena racismo contra Titi e Bless; “Inadmissível”

Em entrevista exclusiva ao Portugal Giro, seção de O Globo em sua edição On Line, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa condenou pela primeira vez o episódio de racismo sofrido pelos filhos Titi e Bless dos atores brasileiros Giovanna Eubank e Bruno Gagliasso, em uma praia da Costa da Caparica, em Lisboa, no último sábado.

Todo ato de racismo ou xenofobia é condenável e intolerável. Isso é o básico em uma democracia. É inadmissível — disse o presidente.

Para o presidente, os atores agiram certo ao chamar a polícia. Que fez o que manda a lei, segundo o chefe de estado, conduzindo a mulher à delegacia:

Evidente que se a pessoa ofendida acha que houve atuação inconstitucional, é assim que funciona o estado democrático. E a polícia fez o que devia fazer. Para investigar se há uma atuação criminosa, a função da autoridade é garantir a apuração do fato para saber se houve violação da lei.

O presidente revelou que tem frequentado praias de Lisboa neste verão, onde constatou que a maioria dos frequentadores é brasileira e africana.

Frequento as praias mais próximas de Lisboa para um mergulho na hora do almoço. A maioria na areia é de brasileiros e africanos. Ainda hoje, fui mergulhar e o grupo com que falo mais é de brasileiros, negros majoritariamente. E as escolas da periferia levam as crianças nesta época, encontro com elas e mais da metade são crianças imigrantes. E nestas praias fica claro que não podemos dizer que o racismo é generalizado em Portugal — disse o presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa lembra que Portugal passa por um fenômeno inédito de imigração brasileira:

Não há nenhuma coisa contra o brasileiro. Há um fenômeno nunca antes existente de imigração do Brasil para Portugal e é transversal a todas as classes econômicas. E a grande maioria é trabalhadora por conta de empresas, não são independentes. Estão chegando e se integrando em um ritmo impressionante. É uma população que, acima dos 200 mil, ninguém sabe quanto são, porque há brasileiros chegando todos os dias. Participam de forma intensa da sociedade portuguesa. Se há fenômeno interessante, do ponto de vista cultural e político, é o peso desta comunidade na sociedade portuguesa.

Nenhum comentário: