19/08/2022

CEARÁ-MIRIM E SEU TRIBUTO A RAUL SEIXAS NESTE SÁBADO (20)

Tributo a Raul Seixas tem edição presencial neste sábado na Grande Natal

Erivan Lima
O encontro musical que nasceu há 33 anos está de volta: após dois anos de atividades online por questões pandêmicas, o Tributo a Raul Seixas – Maluquez Revisitada - realiza sua 33ª edição em versão presencial, convocando todos os fãs de Raulzito (1945-1989) para ir à Ceará-Mirim neste sábado (20). O evento acontece na Estação Cultural, com apresentações de bandas e exposição da obra de Raul, das 16h até meia-noite. Milhares de pessoas da capital ao interior, passando por estados vizinhos, vão à cidade para ouvir a música do grão-mestre do rock nacional. Nem precisa pedir pra tocar Raul.

“As pessoas estão ansiosas para se reencontrarem e viver tudo aquilo ao vivo, por isso as expectativas estão tão altas para esse ano”, afirma Erivan Lima, criador do tributo. Além de organizar a festa, ele também vai para o palco. As atrações musicais deste ano são a Sociedade da Grã-ordem Kavernista, Dedé Loucura e banda, Moby Dick, e o próprio Erivan. No palco alternativo, entre os intervalos dos grupos principais, tocarão Rock Story, Raullogia, e Taxímetro. Dos sucessos mais conhecidos aos “lados B”, vai ter de tudo.

Além dos palcos, na Estação Cultural também estará a exposição dedicada a Raul, com um vasto material reunido por Erivan ao longo de três décadas. Os fãs encontrarão toda a discografia de Raul, entre álbuns, coletâneas, singles e compactos, em vinil, CDs e DVDs. Há também cópias de documentos, um canivete enviado pela mãe de Raul, além de livros, revistas, recortes de jornais, e até cartazes de shows – incluindo, da última apresentação do homem em Natal, dia 1º de setembro de 1983, no Palácio dos Esportes.

O público que vai ao tributo é tão numeroso, que pode ser dividido em dois: a turma que entra na Estação Cultural para os shows, e a outra que fica do lado de fora, que se concentra no centenário Mercado Público, interagindo com outros fãs de Raul, cantando, e tocando violão. Não à toa, o Maluquez Revisitada já foi oficializado como Patrimônio cultural de Ceará-Mirim.

O tributo mexe com o cotidiano e a economia da cidade. Uma média de três mil pessoas comparecem à festa, ocupando todas as pousadas e aquecendo o comércio local.

Segundo Erivan, boa parte dos visitantes são de Natal, dividindo espaço com gente de Mossoró, João Pessoa, Recife, entre outros lugares. Aliás, pegar o trem na Ribeira para ir ao tributo se tornou um verdadeiro ritual para os fás natalenses. Erivan conta que há até gente de Ceará-Mirim que também pega o trem só pra curtir o embalo da viagem.

Erivan conta que durante o auge da pandemia, quando não se podia fazer evento presencial, foi surpreendido pela repercussão das versões online do tributo. “Em 2020, especialmente, ficamos surpresos com a audiência das lives. O povo estava comprando camiseta de Raul e até alugando telões para assistir os shows. Foram milhares de visualizações. Me disseram que foi uma quantidade digna de artistas muito famosos”, diz, como exemplo do quanto o tributo presencial está sendo aguardado.

O evento, que no começo era visto como uma “festa estranha com gente esquisita” pela parte mais conservadora da população, hoje é ansiosamente esperado. O sucesso do festival levou a Câmara de Vereadores de Ceará-mirim a aprovar no dia 19 de junho de 2012 uma lei que estabelece o terceiro sábado de agosto como “Dia Municipal do Tributo a Raul Seixas”, o que abriu a possibilidade de mais apoio do município a realização do evento.

Serviço:
O que: 33º Tributo a Raul Seixas – Maluquez Revisitada
Quando: Sábado, das 16 às 00h
Onde: Estação Cultural de Ceará-Mirim
Entrada no dia: R$ 50

Tádzio França - TN

Nenhum comentário: