21/08/2022

CANIBALISMO ANIMAL: JACARÉ É FLAGRADO DEVORANDO OUTRO - VÍDEO

Canibalismo no pântano: jacaré é flagrado devorando outro jacaré

Um vídeo gravado em uma prancha de stand-up paddle mostra um jacaré enorme devorando outro jacaré menor no riacho de um pântano na Flórida, nos Estados Unidos. A cena foi compartilhada nas redes sociais e deixou muitas pessoas de queixo caído com o traço canibalístico do réptil.

Em entrevista à FOX 35 News, Tammy Shaw disse que testemunhou o ataque enquanto remava em um parque estadual em Silver Springs, no condado de Marion, no início do mês.

Nas imagens feitas por ela, os dois jacarés aparecem lutando um com o outro. No entanto, o menor deles acaba derrotado pelo maior.

Em seguida, o vencedor da briga sai da água e avança sobre o jacaré menor, abocanhando o corpo dele e o erguendo no ar. Após a demonstração de força, o predador devora o outro réptil.

De acordo com Tammy, o enorme jacaré deve ter aproximadamente 3 metros de comprimento, uma medida quase equivalente ao da prancha de stand-up paddle. Para a turista, o réptil aparentemente não se importou em usar outro ser vivo da mesma espécie como refeição, muito menos levou em consideração que ele tinha quase a metade de seu tamanho.

Mesmo assim, ela afirmou que ficou impressionada pela maneira como o jacaré maior dominou o rival.

“Parecia que ele estava apenas exibindo o cadáver do outro”, declarou. “Eu fiz outro vídeo em que ele o tirou da água. Na gravação, aparentemente, ele sorriu para mim. Eu sei que eles não sorriem, mas é o que parecia, era como olhar diretamente para mim com o jacaré derrotado em sua boca, em tom de orgulho.”

Tammy Shaw disse que já tinha visto jacarés naquela área específica das nascentes antes, mas nunca havia testemunhado esse tipo de comportamento canibal.

De acordo com a Florida Fish and Wildlife, os jacarés são alimentadores oportunistas e atacam as presas menores, porque é mais fácil dominá-las. Os jovens comem principalmente insetos, anfíbios, pequenos peixes e outros invertebrados, enquanto os jacarés adultos comem peixes, cobras, tartarugas, pequenos mamíferos e pássaros. Mas, em algumas ocasiões, como neste vídeo, um jacaré come outro de sua espécie.

Nenhum comentário: