08/07/2022

PF PRENDE MANDANTE DE ASSASSINATO DE DOM PHILLIPS E BRUNO PEREIRA

Mandante do assassinato de dom e Bruno é preso pela PF

A Polícia Federal (PF) identificou e prendeu em flagrante no Amazonas o mandante do assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira no início de junho, na região amazonense do Vale do Javari. De acordo com a força de segurança, o responsável era um traficante de drogas peruano chamado Rubens Villar Coelho, conhecido na região como Colômbia. Desde o dia 17 que a PF descartava a existência de um mandante do homicídio.

Segundo a PF, Colômbia organizava um esquema de parceria com pescadores ilegais no Vale do Javari: os pescadores vendiam a ele seus peixes como forma de lavar o dinheiro obtido a partir do narcotráfico. Bruno Pereira atuava como um dos vigilantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), e era visto por Colômbia e pelos pescadores como uma ameaça ao esquema por conta de sua participação em denúncias contra a pesca ilegal na região.

Colômbia foi encontrado no município de Tabatinga (AM), onde foi flagrado portando documentos falsos e se encontra detido. Já os três executores do crime, Amarildo da Costa de Oliveira (Pelado), Oseney da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, se encontram até esta sexta-feira (8) em prisão preventiva, que expira no mesmo dia. Segundo a PF, a Justiça Federal ainda deverá se manifestar sobre a possibilidade de renovação.

Nenhum comentário: