26/07/2022

PESQUISADORES DESCREVEM QUE NOVOS SINTOMAS DA COVID LONGA CAUSA QUEDA DE CABELO E DISFUNÇÃO SEXUAL

Queda de cabelo e disfunção sexual são novos sintomas da Covid longa, descrevem pesquisadores

Pacientes também podem ter incontinência intestinal e até alucinações, mostra um estudo publicado nesta semana

Perda de cabelo e de libido podem ser considerados sintomas associados à Covid-19 longa, alertam pesquisadores do Reino Unido.

Eles compararam quase meio milhão de pessoas que se recuperaram de infecções pelo coronavírus antes de meados de abril de 2021, sem terem sido hospitalizadas, com quase dois milhões de pessoas não infectadas de idade, sexo e estado de saúde semelhantes.

No geral, 62 sintomas persistentes foram significativamente associados à infecção por Sars-CoV-2 após 12 semanas, relataram os pesquisadores, na segunda-feira (25), na revista Nature Medicine.

Entre os mais comuns estavam falta de ar, distorções do olfato, dor no peito e febre, mas o estudo também identificou problemas de memória, incapacidade de realizar movimentos ou comandos familiares, incontinência intestinal, disfunção erétil, alucinações e inchaço dos membros como sendo mais comuns nas pessoas com Covid longa.

Comparado ao grupo não infectado, aqueles no grupo infectado eram quase quatro vezes mais propensos a relatar perda de cabelo e mais de duas vezes mais propensos a relatar dificuldade de ejaculação ou redução da libido.

As chances de desenvolver Covid longo foram maiores em pessoas mais jovens, mulheres e minorias raciais, também descobriram os pesquisadores.

“Esta pesquisa valida o que os pacientes têm dito aos médicos e formuladores de políticas durante a pandemia, que os sintomas de Covid longa são extremamente amplos e não podem ser totalmente explicados por outros fatores, como fatores de risco de estilo de vida ou condições crônicas de saúde”, disse em um comunicado o líder do estudo, Shamil Haroon, da Universidade de Birmingham.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: