03/07/2022

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DOMINGO (03) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, Domingo 03 de julho de 2022

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

SOLENIDADE DOS SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO

“Busquei o Senhor e ele respondeu-me.” (Sl 34(33)

Mt 16,13-19: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?". "E vós, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (…) Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

Irmãos e irmãs,

Celebramos hoje no Brasil a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, transferida do último dia 29 de junho.

Ouvindo o Evangelho de hoje, não dá para fugir desta pergunta. É Jesus mesmo que nos pergunta: "Para vocês, quem sou eu?"

Não vale apenas tê-lo como uma pessoa do passado, um profeta que passou por aqui.

Ele é o Filho do Deus vivo.

Ele é o enviado do Pai para nossa salvação, o Cristo, o Messias.

Esta é uma revelação do Pai que nos chega pela fé e pelo testemunho de sua comunidade, a Igreja. Assim, quando eu sinceramente acolho Jesus, dou-lhe minha adesão, estou acolhendo também sua comunidade, sua Igreja, edificada sobre a fé dos apóstolos.

É a Igreja que continua a obra de Jesus. A ela, na pessoa de Pedro, ele entregou as chaves do Reino dos Céus, isto é, a responsabilidade e a autoridade para cuidar de sua casa.

Neste dia, rezemos pela unidade da Igreja e pelo Santo Padre. Pedro hoje responde pelo nome de Francisco. Que possamos permanecer unidos ao rebanho de Cristo confiado aos cuidados do Papa, sinal de unidade de toda a comunidade eclesial.

(Cf.paulinas, viver a palavra 2022)

PROPOSTA DO DIA:

Renovar interiormente sua adesão a Cristo e a sua Igreja e rezar pela vida e a missão do Papa Francisco.

Programação deste Domingo na Antiga Catedral:

7h-Missa na Matriz

9h-Missa no Passo da Pátria

16h30-Missa na Matriz

Nenhum comentário: