04/05/2022

UCRÂNIA CHAMA LULA DE MAL INFORMADO E EMBAIXADA QUER REUNIÃO COM ELE

Embaixada da Ucrânia quer reunião com Lula após falas sobre a guerra à ‘Time’

Órgão diplomático quer reunir o ex-presidiário com o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil; nota classificou petista como mal informado

A Embaixada da Ucrânia no Brasil quer marcar uma reunião com o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva após a publicação da revista norte-americana ‘Time’ publicar uma entrevista , divulgada nesta quarta-feira (4), onde o candidato do PT para as próximas eleições à Presidência da República diz que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “quis a guerra” com a Rússia.

Por nota, o órgão diplomático disse que pretende pedir uma audiência. ”

“A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”, diz o comunicado do órgão diplomático.

Na entrevista da ‘Time’, Lula diz que faltou diálogo entre a Ucrânia e o país liderado por Vladimir Putin.

“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, afirmou Lula na publicação.

A Ucrânia está sob ataque russo há mais de dois e já registra mais de 3 mil civis mortos e dezenas de cidades, como Mariupol, com estruturas básicas, como hospitais e depósitos de combustíveis, destruídos pelo exército da Rússia.

Na nota, a embaixada disse que Lula pode estar equivocado sobre o conflito. “Em conexão com as palavras do ex-presidente da República em entrevista à revista norte-americana sobre o presidente Zelensky, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia”, diz o comunicado.

A assessoria de imprensa de Lula informou que ele não comentaria sobre a nota da Embaixada da Ucrânia.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: