26/05/2022

TSE APROVA FEDERAÇÕES DE PSOL COM REDE E PSDB COM CIDADANIA

Federações aprovadas pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (26), a formação de duas federações partidárias: o Psol com a Rede Sustentabilidade e o PSDB com o Cidadania. Novidade na eleição deste ano, a federação se difere da coligação por manter os partidos atuantes como um só durante toda a legislatura, ou seja, nos próximos quatro anos.

Pré-candidato a deputado federal por São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) será o presidente da federação, enquanto vice será Heloísa Helena (Rede), formação válida até março de 2023. Sem um consenso quanto ao apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT), o estatuto da federação prevê uma “cláusula de divergência” para liberar os membros de manifestarem apoio.

A outra federação será presidida por Bruno Araújo, presidente do PSDB, e terá como vice Roberto Freire, presidente do Cidadania. A federação articula o apoio a senadora Simone Tebet (MDB), pré-candidata à presidência pela chamada terceira via.

A primeira federação do país foi aprovada pelo TSE na última terça-feira (24), composta por PT, PCdoB e PV. As legendas têm até 31 de maio para enviar o processo para o tribunal para validar a federação.

Nenhum comentário: