07/05/2022

LULA E ALCKMIN: HISTÓRIAS DE ATRITOS - RELEMBRE

 Relembre Lula e Alckmin falando mal um do outro e trocando acusações

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) deixaram para trás um histórico de atritos políticos para serem parceiros de chapa. Neste sábado (7), os partidos aliados de Lula farão um ato político para promover o “movimento” em torno dele.

Em campanhas passadas, ambos trocaram acusações em debates. Alckmin apostou na rejeição ao PT e a Lula em 2018 em seus programas eleitorais. Políticos petistas criticavam o agora ex-tucano quando ele era governador de São Paulo.

Assista ao vídeo que reúne críticas de Alckmin a Lula e do PT a Alckmin:



Em 2006, Lula tentava a reeleição e Alckmin, então no PSDB, foi seu adversário. Ambos chegaram ao 2º turno –o petista ganhou.

O debate da TV Bandeirantes antes do 2º turno teve uma série de troca de acusações entre ambos.

Alckmin focava no chamado “escândalo do dossiê” –quando petistas foram pegos com dinheiro de origem desconhecida para comprar um suposto dossiê contra José Serra, à época correligionário de Alckmin e candidato a governador de São Paulo.

“Candidato Lula, de onde veio o dinheiro sujo, um milhão setecentos e cinquenta mil em dinheiro vivo, reais e dólar, para comprar o dossiê fajuto?, questionou o então tucano.

“Olhe nos olhos do povo brasileiro, candidato Lula, e responda de onde veio o dinheiro”, disse Alckmin, ainda em referência ao caso do dossiê.

Lula afirmava que o caso deveria ser investigado. “Possivelmente o governador [Alckmin] ainda tem a saudade do tempo da tortura, em que meia hora de prisão já se sabia quem era o mandante do crime, ou quem era comunista, quem era assaltante de banco, declarou o petista.

“Não precisa fazer tortura para saber de onde veio o dinheiro, dinheiro da corrupção. É só perguntar pro PT, respondeu Alckmin.

“Se há alguém que não tem moral para falar de ética, é o governo Lula, disse o ex-tucano. “Quanta mentira. Quanta mentira. Como o Lula mudou, continua Alckmin sobre declarações do ex-presidente.

Lula disse no debate que Alckmin abafou “fatos graves” quando estava à frente do Estado de São Paulo.

“O senhor vive dizendo que o presidente tem obrigação de saber tudo o que se passa ao seu redor. Mas quando era governador o senhor ficou sabendo de fatos graves e impediu que a sociedade soubesse sobre eles como também evitou que fosse apurado, afirmou o então candidato a reeleição.

O petista também falou sobre a participação de Alckmin no próprio debate: “Eu não tive tempo de ficar decorando pergunta. Parece que o senhor fez algum curso de psicodrama esses dias para ficar decorando.

“O governador Alckmin faz sempre questão de não ouvir as coisas como elas são ou não ler como elas são, disse Lula.

O ex-governador de São Paulo manteve os ataques ao então presidente da República e a seu partido. “A mentira política, que não tem fim, está entranhada no PT e no Lula, declarou.

“O aparelhamento do Estado pelo partido, pelo PT, pelos companheiros, leva à ineficiência e leva à corrupção”, disse Alckmin, em referência à forma como Lula trata seus aliados –chamando de “companheiros”.

Lula chamou de “bravatas” as acusações do então tucano: “O governador, nas suas bravatas, fala de uma moralidade que parece que está numa sacristia”

2018: LULA PRESO E NA TV

Lula estava preso na última eleição. Quem disputou a Presidência da República pelo PT foi Fernando Haddad. Isso não impediu que o ex-presidente fosse tema recorrente das propagandas de Alckmin na TV.

“Está também em suas mãos evitar que a corrupção e a roubalheira voltem a controlar o país. Evitar a volta do petrolão, evitar o fim da Lava Jato. É você que pode evitar que um preso condenado por corrupção [Lula] seja solto”, disse Alckmin em sua propaganda.

Outra peça publicitária de Alckmin mostrava uma foto do ex-presidente com uma ilustração de grade de cadeia sobre a imagem. O locutor dizia: “Foi por coisas assim que Lula foi para a cadeia, mas não é só por isso que os brasileiros têm medo do PT. Ninguém quer mais a turma do maior escândalo de corrupção do mundo”.

Antes, em 2016, quando os processos da Lava Jato contra Lula avançavam, Alckmin disse o seguinte:

“O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites”, afirmou.

Em 2018, o ex-governador também fez um vídeo no qual afirmava ser contra o PT e contra Jair Bolsonaro (PL, então no PSL), que depois ganharia a eleição.

Com informações de Poder 360

Nenhum comentário: