01/05/2022

E TOME CARNAVAL: ESCOLAS DO RJ QUEREM DOIS CARNAVAIS POR ANO

Liga das Escolas de Samba quer dois carnavais por ano no Rio de Janeiro

O Carnaval 2022 do Rio de Janeiro foi encerrado na madrugada deste domingo, 1º, com o Desfile das Campeãs, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí . Ao todo, seis escolas passaram novamente pela avenida, sendo elas: Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Unidos Vila Isabel, Unidos de Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis e a campeã Acadêmicos do Grande Rio.

A componente da ala das baianas, Dona Léia Assis, considera o carnaval deste ano uma celebração da vida. “Graças a Deus voltamos para celebrar a vida. Alegria é geral e nós, que somos sambista, sabemos como é gratificante entrar na Sapucaí de novo”, afirmou à Jovem Pan. O mesmo sentimento foi descrito por Leonardo Moreira, da Salgueiro. “Já somos campeões por estarmos aqui depois de dois anos com vida e saúde.”

Tradicionalmente, o Desfile das Campeãs é mais descontraído e traz um número menor de componentes. Sem a presença dos jurados, as escolas aproveitam para celebrar a vitória, mas sem esquecer o compromisso com o samba. “Nosso comprometimento com o Carnaval é muito além. Lógico que samba não tem como deixar de se divertir”, disse André Rebouças, que também desfilou.

Apesar de todas limitações e dificuldades impostas pela pandemia, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) considerou o Carnaval deste ano um sucesso e já pensa em mudanças e aperfeiçoamento para o próximo ano. A principal proposta da Liesa é a realização de dois desfiles na Passarela do Samba, sendo um no começo do ano e valendo título e nota e outro no meio do ano, para turistas e estrangeiros, especialmente da Europa e dos Estados Unidos.

Jovem Pan

Nenhum comentário: