07/05/2022

DECLARAÇÃO DE CARLOS EDUARDO AFASTA PREFEITOS DE SUA CANDIDATURA

Direto da Redação: Prefeitos contra Carlos

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) conseguiu uma façanha nesta semana. De uma vez só, com uma única declaração, ele conseguiu unir boa parte dos prefeitos do Estado, para não dizer todos, contra a sua pré-candidatura ao Senado.

O pedetista já não tinha a simpatia de vários prefeitos, mas agora repeliu de vez os apoios. Ele não poderia ter sido mais infeliz quando disse que os prefeitos estão com os “bolsos estufados de dinheiro”, por estarem recebendo verbas através do que chamou de “emendas eleitoreiras”.

Carlos atingiu todos os 167 prefeitos do Estado com essa declaração. O pré-candidato a senador – que, por incrível que pareça, foi prefeito por quatro mandatos na maior cidade do RN – praticamente criminaliza o recebimento de recursos, como se as prefeituras não fizessem jus ao dinheiro e não estivessem agonizando em busca de verbas para fechar as contas, cada vez mais estranguladas.

O ex-prefeito parece esquecer, também, seu próprio histórico. Hoje o pedetista critica o envio de emendas por deputados e senadores, mas quando prefeito de Natal agradecia quando recebia as verbas – enviadas por exemplo pela então deputada Fátima Bezerra.

A declaração de Carlos Eduardo gerou repúdio. Seis entidades que representam prefeitos do Estado soltaram uma nota criticando as declarações. No texto elaborado em conjunto, as associações afirmam que Carlos Eduardo tenta “jogar a população contra os gestores públicos municipais”.

“Carlos Eduardo Alves deveria ser conhecedor dos problemas que uma Prefeitura enfrenta, por já ter sido prefeito de Natal por 4 vezes. Mas, talvez por nunca ter sido filiado à Femurn durante suas gestões em Natal, não sabe da luta do movimento municipalista. A verdade é que os municípios possuem sérias dificuldades para cumprir com seus compromissos e atender aos anseios da população”, afirma o texto.

E acrescenta: “É inaceitável que o ex-gestor critique o envio de emendas e recursos financeiros para as cidades potiguares. As palavras de Carlos Eduardo Alves merecem o repúdio de quem se dedica a melhorar a vida de seus munícipes”.

Ainda segundo a nota, “a destinação de recursos não é para ‘os bolsos dos prefeitos’, mas para as prefeituras de todo o País, que são devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes”.

Ausência. O lançamento da pré-candidatura de Lula (PT) à Presidência, neste sábado 7, não terá a presença de Carlos Eduardo. O partido dele, o PDT, tem Ciro Gomes como pré-candidato. Ir ao evento de Lula seria um suicídio para Carlos Eduardo, do ponto de vista de comando partidário no RN.

Presença. O deputado federal Rafael Motta (PSB), por sua vez, tem presença confirmadíssima no evento. Estará lá trabalhando sua pré-candidatura ao Senado. Quem também vai ao evento é o deputado Walter Alves (MDB), pré-candidato a vice-governador na chapa de Fátima Bezerra (PT) à reeleição. A governadora, claro, também estará presente.

Voto em dobro. Se na última eleição alguns partidos foram acusados de apresentar candidaturas laranjas de mulheres só para cumprir a cota de gênero, nesta, chama a atenção o fato de algumas nominatas terem 4 ou até 5 mulheres prontas para disputar mandato de deputada federal. A estratégia tem uma explicação.
Com as novas regras, o voto delas vai contar em dobro para o cálculo dos fundos eleitoral e partidário.

Agenda. A pré-candidata a deputada federal Márcia Maia (Republicanos) vai reunir apoiadores neste sábado 7, a partir das 8h30, no Cuxá Recepções. Será uma espécie de lançamento do projeto.

Jovens na política. A campanha de conscientização dos jovens sobre a importância de fazer o título de eleitor deu certo. Nos primeiros quatro meses de 2022, segundo dados divulgados ontem pelo TRE, o Rio Grande do Norte ganhou mais de 17 mil novos eleitores com idade entre 16 e 17 anos. Em todo o País, foram mais de 2 milhões de novos eleitores, segundo o presidente do TSE, Edson Fachin.

Nova geração. O dado é muito positivo. Num momento em que parcela significativa da população se diz alheia ao processo eleitoral e cada vez mais desinteressada na política, é esperançoso observar que mais jovens desejam influenciar no processo de escolha dos próximos governantes e decidir o futuro do País.

Apoio. A pré-candidata a deputada federal Sandra Rosado (União Brasil) confidenciou ao blog do jornalista Heitor Gregório que vai apoiar a reeleição de Fátima Bezerra. O partido, por sua vez, formalmente deve ficar na oposição.

Federal da Zona Norte. Milklei Leite (PV) é o único vereador que tem a Zona Norte de Natal como reduto eleitoral e que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Os demais vereadores com forte atuação no bairro apoiarão “nomes de fora”: Divaneide Basílio votará em Fernando Mineiro (PT), Nivaldo Bacurau deve apoiar Jaime Calado (Republicanos), Anderson Lopes está fechado com Kelps Lima (Solidariedade) e Margarete Régia vai apoiar Carla Dickson (União Brasil). A deputada estadual Eudiane Macedo, pré-candidata à reeleição pelo PV, deve dividir suas bases para deputado federal entre Paulinho Freire (União Brasil) e Benes Leocádio (União Brasil).

Nenhum comentário: