24/04/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 


VOLUME DE CHUVAS NO RN ESTÁ 8,6% ACIMA DO VOLUME ESPERADO EM 2022:

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte, o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até este domingo (24) tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn. O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.


HOMEM ESFAQUEIA PADRE E PEDE QUE MACRON SEJA MORTO:

Neste domingo (24), um homem atacou um padre e uma freira dentro de uma igreja, em Nice, no sul da França,. O invasor estava com faca e falou em matar o presidente francês Emmanuel Macron. As informações são do UOL.

– Temos que matar [Emmanuel] Macron – declarou o homem.

O episódio ocorreu no mesmo dia do segundo turno das eleições francesas. Macron, foi reeleito ao obter entre 15,2 e 16,4 pontos de diferença sobre sua rival, a ultradireitista Marine Le Pen, segundo turno das eleições presidenciais, segundo quatro projeções de votos. O padre, identificado como Krzysztof Rudzinski, de 59 anos, foi esfaqueado 20 vezes. A freira Marie-Claude, de 72 anos, foi atingida na mão ao tentar proteger o religioso. O ataque aconteceu por volta das 10h no horário local (06h no horário Brasília). De acordo com as autoridades locais, o padre está em estado crítico, com ferimentos no peito e nas pernas. O suspeito do ataque é um francês de 31 anos. Ele nasceu em Fréjus, na Riviera Francesa.


OMS MONITORA 169 CASOS DE HEPATITE DE ORIGEM DESCONHECIDA:

Autoridades internacionais investigam o aumento de casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças e jovens de até 16 anos. Relatadas inicialmente no Reino Unido até 8 de abril – onde ainda se concentram mais de cem casos – as notificações já atingem outros países da Europa, além dos Estados Unidos e Israel. Até sexta-feira (21), eram pelo menos 169 casos em ao menos treze países, segundo último boletim divulgado neste sábado (22) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelo menos uma morte foi relatada, porém, não há detalhes sobre o histórico da vítima. Além do Reino Unido e Irlanda do Norte (114), foram notificados casos na Espanha (13), em Israel (12), nos Estados Unidos (9), na Dinamarca (6), na Irlanda (menos de 5), na Holanda (4), na Itália (4), na Noruega (2), na França (2), na Romênia (1) e na Bélgica (1).


LE PEN RECONHECE DERROTA MAS DENUNCIA METÓDOS DESLEAIS:

A ultradireitista Marine Le Pen admitiu, neste domingo (24), sua derrota contra o liberal Emmanuel Macron, no segundo turno das eleições presidenciais francesas. No entanto, Le Pen denunciou “métodos injustos”. Ela considerou em seus resultados, que as projeções cifram em mais de 40% dos votos, “são uma vitória em si mesmos”. Le Pen não especificou, no entanto, nenhum dos “métodos desleais”, limitando-se a indicar que são “os mesmos que os cidadãos sofrem diariamente”.

– Nesta derrota vejo uma forma de esperança. Este resultado representa para nossos líderes e para os líderes europeus um desafio que eles não podem ignorar, assim como a aspiração por uma grande mudança – declarou.


FRENTES PARLAMENTARES PLANEJAM ATO PRÓ-LIBERDADE DE EXPRESSÃO:

Em iniciativa conjunta, as três grandes frentes parlamentares Evangélica (FPE), de Segurança Pública (FPSP) e do Agronegócio (FPA) estão se movimento para realizar um Ato Cívico pela Liberdade de Expressão. Os agrupamentos de deputados apresentarão na manhã desta segunda-feira (25) uma solicitação ao presidente para que o ato seja realizado no Palácio do Planalto, na próxima quarta-feira (27). De acordo com o pedido, encaminhado ao Pleno.News pelo deputado federal Marco Feliciano, o Brasil se encontra em um contexto de necessidade de “equilíbrio” e “diálogo”.

– Entendemos que o momento político no país requer equilíbrio e respeito a nossa Constituição e o fortalecimento da nossa democracia, e somente através do diálogo entre os Poderes vamos dar provas que a classe política brasileira está atenta aos anseios do nosso povo – diz a solicitação.

Nenhum comentário: