15/04/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 



UCRÂNIA ENCONTRA 900 CORPOS DE CIVIS:

As autoridades da Ucrânia dizem já ter identificado 900 civis mortos durante a ocupação russa na região de Kiev, incluindo 350 na cidade de Bucha. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo chefe da polícia da região, Andriy Nebytov.

– Hoje atingimos a cifra de 900 civis mortos. Ressalto que são civis cujos corpos encontramos e entregamos para exame forense, para exame detalhado. Todas essas pessoas morreram nas mãos do Exército russo – disse Nebytov em entrevista coletiva na capital ucraniana, segundo a agência Ukrinform.

Nebytov declarou ainda que o trabalho para remover os escombros em Makariv e Borodianka continua, razão pela qual ressaltou que o número de mortos pode ser maior.

– Temos certeza de que ainda há corpos dos mortos sob os escombros – declarou.


CID MOREIRA RETIRA CATETER:

Nesta sexta-feira (15), o jornalista Cid Moreira utilizou as redes sociais para celebrar a retirada de um cateter de hemodiálise. O jornalista, que passou dois dias internado no hospital Santa Tereza, no Rio de Janeiro, recebeu alta e voltou para casa. Em vídeo publicado no Instagram, Cid aparece deitado em uma cama do hospital e avisa aos seguidores que está tudo bem com ele.

– Estou livre da hemodiálise. Tirei o cateter! Está tudo bem, não senti nada. Médico é muito bom – afirmou.


JUSTIÇA NEGA SUSPENSÃO DE POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS:

A Justiça Federal negou o pedido de suspensão da política de preços da Petrobras para combustíveis, requerido pelos caminhoneiros. Na decisão, a magistrada Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o pedido “fere” o princípio da livre iniciativa, intervenção que é vedada ao Judiciário. “O Estado não pode pretender que a empresa privada, em lugar de buscar o lucro, oriente sua atividade para a consecução dos princípios fins da ordem econômica como um todo, com sacrifício da livre iniciativa. Assim a ocorrer, haveria dirigismo, que representa, sem devaneios, uma opção por um modelo historicamente superado no País”, escreveu a juíza na decisão. Os caminhoneiros pediam na ação a suspensão da Política de Paridade de Preço Internacional (PPI) da Petrobras, que vincula o preço interno dos combustíveis ao preço internacional do barril de petróleo e ao dólar, e a aplicação pela Petrobras aos preços do valor da produção nacional do barril de petróleo baseado em custos locais. A ação civil pública foi aberta em 12 de março pela Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), que alega que a PPI causa reajustes constantes e elevados nos preços dos combustíveis e que, por meio dela, a Petrobras comete infração contra a ordem econômica.


PAULINHO DA FORÇA SE IRRITA COM VAIAS E CANCELA ATO P´RO LULA:

Após ser vaiado em um encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com sindicalistas e militantes, o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, cancelou um ato que havia marcado para 3 de maio, quando anunciaria apoio oficial à pré-candidatura do petista ao Palácio do Planalto. O dirigente partidário afirmou ao EstadãoPolítico nesta sexta-feira (15), que ainda tem a intenção de embarcar na campanha do petista, mas quer saber agora se o PT realmente almeja uma aliança ampla para disputar a eleição contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

– Lógico que você fica incomodado, porque eu não estava em um evento com multidão, estava num evento com militância, com lideranças – afirmou Paulinho, que é presidente de honra da Força Sindical.

E continuou.

– Eu fiquei bastante incomodado porque, em nenhum momento, a direção do PT, nem o Lula, nem a Gleisi foram ao microfone dizer que tinha de fazer uma aliança mais ampla, que envolvesse não só o Solidariedade, mas também outros partidos de centro – emendou.

Paulinho enviou nesta manhã uma mensagem para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na qual expressou seu incômodo com a situação e informou que o ato do dia 3 estava suspenso.

– Nós continuamos no intuito de apoiar o Lula, mas queremos rediscutir esse formato, saber qual é o pensamento do PT com relação a uma aliança mais ampla, se realmente o PT quer isso – destacou.


GILMAR MENDES SE DIZ INDIGNADO COM CASO DO REPÓRTER ESFAQUEADO:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (15) que recebeu com indignação o ataque ao jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo. O repórter foi esfaqueado na noite de quinta-feira (14) próximo da casa dele, em Brasília (DF).

– Recebo com indignação a notícia do atentado – ainda inexplicado – contra o jornalista Gabriel Luiz. Gabriel vocaliza as reivindicações de comunidades do DF, fazendo jornalismo investigativo profundo e sério. Desejo pleno restabelecimento ao profissional – escreveu o ministro nas redes sociais.

Nenhum comentário: