30/04/2022

NA CHINA A COVID-19 ESTÁ 'COM FORÇA'.

Pequim e Cantão correm para conter surto de Covid, enquanto frustração cresce em Xangai

A capital da China, Pequim, fechou mais negócios e complexos residenciais nesta sexta-feira, com as autoridades aumentando o rastreamento de contatos para conter um surto de Covid-19, enquanto cresce o descontentamento pelo confirmamento em Xangai. Medidas de restrição contra um surto de Covid também foram tomadas na megacidade de Cantão, no Sul da China, que impôs requisitos de teste no transporte público e fechou algumas áreas, aconselhando os cidadãos a não deixarem a região.

No centro financeiro de Xangai, pessoas presas em suas residências batem panelas e frigideiras à noite em protesto contra a quarentena e as dificuldades em obter itens básicos, de acordo com uma testemunha da Reuters e moradores.

Em Pequim, as autoridades correm contra o tempo para detectar casos de Covid e isolar as pessoas na linha de contato. Do lado de fora de um complexo residencial era possível ler: “Somente entrada. Sem saída”.

Em uma coletiva de imprensa regular nesta sexta-feira, as autoridades de saúde chinesas não responderam a perguntas sobre se Pequim entrará em confinamento ou quais circunstâncias podem levar a tais medidas.

As severas restrições na China parecem surreais em muitas partes do mundo, onde se optou por viver com o vírus.

Os sinais frequentes de frustração entre os cidadãos são desconfortáveis para o Partido Comunista da China, especialmente porque o presidente Xi Jinping deve garantir um terceiro mandato de liderança neste ano.

Estima-se que 46 cidades estão atualmente em quarentena total ou parcial, afetando 343 milhões de pessoas. A Société Générale estima que as províncias com restrições significativas de mobilidade respondem por 80% da produção econômica da China.

Megacidade infectada

Em uma entrevista coletiva nesta sexta, as autoridades de saúde da cidade de Cantão disseram que o surto foi iniciado em um trabalhador do Aeroporto Internacional de Baiyun da cidade e que estavam rastreando contatos próximos para impedir a propagação da variante Ômicron, altamente transmissível.

Eles disseram que 20 casos de Covid foram detectados por meio de testes em massa no dia anterior e que várias áreas dos distritos de Baiyun e Huadu seriam parcialmente fechadas.

As autoridades de Cantão disseram que mais de 200 mil trabalhadores em logística e entregas estão sendo testados diariamente. A cidade de mais de 18 milhões de habitantes é um importante centro de comércio e manufatura.

‘Olá, cidadãos!’

Novos casos de Covid em Pequim permanecem na casa das dezenas, disseram autoridades nesta sexta-feira, muito longe dos números de Xangai.

O distrito de Chaoyang, em Pequim, o primeiro a passar por testes em massa nesta semana, iniciou a última das três rodadas de triagem entre seus 3,5 milhões de habitantes. A maioria dos outros distritos deve fazer sua terceira rodada de testes no sábado.

Mais blocos de apartamentos foram fechados, impedindo a saída dos moradores, e alguns spas, salões, academias, cinemas e bibliotecas e pelo menos dois shopping centers fecharam.

Pessoas que visitaram recentemente locais em áreas que as autoridades declararam como “em risco” receberam mensagens de texto dizendo-lhes para permanecerem em casa até receberem os resultados dos testes.

“Olá, cidadãos! Vocês visitaram recentemente a loja de macarrão de carne bovina e frango refogado na comunidade de Guanghui Li”, dizia um desses textos. “Por favor, reporte-se ao seu complexo ou hotel imediatamente, fique parado e aguarde a notificação do teste de ácido nucleico. Se você violar os requisitos acima e fizer com que a epidemia se espalhe, você terá responsabilidade legal”.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: