03/04/2022

ELEIÇÃO NA HUNGRIA: PESQUISAS DAVAM DISPUTA ACIRRADA - DIREITA TEM VITÓRIA 'ESMAGADORA'

Direita tem vitória esmagadora na Hungria, pesquisas davam disputa “acirrada”

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, reivindicou a vitória nas eleições legislativas, neste domingo (03), após a divulgação de resultados parciais que asseguraram uma cômoda maioria no Parlamento.

A apuração parcial dos votos mostravam que o Fidesz, partido nacionalista-conservador do premiê, já despontava com forte liderança frente a coalizão formada por seus rivais. O principal oponente, Peter Marki-Zay, reconheceu a derrota.

As votações se encerraram às 19h (horário local, 16h em Brasília) e, com 80% dos votos apurados, o Fidesz de Orbán controlava 135 assentos no Parlamento – enquanto a coalizão opositora tinha 57 dos assentos.

A vitória do Fidesz abre caminho para um quarto mandato consecutivo de Orbán a frente do governo húngaro. Orbán também foi premiê uma primeira vez entre 1998 e 2002.

As eleições legislativas – a Hungria é uma República Parlamentarista – decidem os novos (ou antigos) ocupantes dos 199 assentos de seu Parlamento, são eles que escolhem o premiê.

Pesquisas vinham apontando uma disputa acirrada entre o Fidesz, partido do premiê Orbán, e a coalizão que tentava pôr fim a seus 12 anos de poder.

As pesquisas de opinião previam uma disputa acirrada, com uma pequena vantagem – de 3 a 5 pontos – para o partido conservador Fidesz.

G1

Nenhum comentário: