07/04/2022

DESGASTE ELEITORAL: ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DE LULA PROVOCAM MEDO A PETISTAS

Petistas temem desgaste eleitoral com declarações de Lula

As últimas declarações de Lula provocaram no entorno do petista medo de que ele enfrente desgaste eleitoral já neste período de pré-campanha, informa O Globo.

O ex-presidente, que ainda lidera a corrida presidencial, viu sua diferença em relação a Jair Bolsonaro, o segundo colocado, diminuir nas últimas pesquisas.

Segundo o jornal carioca, os petistas consideraram preocupantes, pela ordem, as falas de Lula em defesa do aborto, sobre a “ostentação” da classe média brasileira e sobre sua intenção de tirar do governo 8.000 militares que hoje ocupam cargos de confiança.

“De forma reservada, aliados avaliam que as declarações foram frutos de uma mistura de excesso de confiança e de deslizes provocados pelo cansaço em virtude da rotina intensa da viagem na semana passada ao Rio e à Bahia”, escreve O Globo.

A fala de Lula que, de acordo com aliados, tem mais potencial para causar estragos é a defesa do aborto, principalmente entre os evangélicos. O PT vem tentando reestabelecer pontes com essa parcela do eleitorado, que em 2018 votou de forma maciça em Bolsonaro.

O que mais chamou a atenção, prossegue o jornal carioca, é que as declarações ocorreram em discursos e debates na CUT e na Fundação Perseu Abramo, e não em entrevistas. Ou seja, ninguém perguntou a Lula sobre os temas, ele falou porque quis.

Ao contrário do que ocorria em outras campanhas, acrescenta O Globo, há um entendimento de que hoje “o ex-presidente (…) tem poucas pessoas no seu núcleo mais próximo com liberdade para apontar seus erros”.

Com informações de O Antagonista

Nenhum comentário: