10/04/2022

CAMPEONATO POTIGUAR: HOJE (10) TEM CLÁSSICO REI (JOGO DE IDA) DECIDINDO O CAMPEONATO

América e ABC fazem primeiro jogo da decisão do estadual na Arena das Dunas

Tradição e rivalidade. América e ABC entram em campo para mais uma disputa de título entra as principais forças do futebol do Rio Grande do Norte. A decisão acontece em dois jogos. O primeiro, neste domingo (10), às 16h, será disputado na Arena das Dunas, com torcida apenas alvirrubra. O segundo está marcado para a próxima quarta-feira (13), no estádio Frasqueirão, somente com alvinegros nas arquibancadas. Não há a vantagem do empate. Caso os jogos terminem com placares semelhantes (empates ou vantagens iguais em gols) o campeão de 2022 será conhecido através da cobrança de penalidades.

Para a partida de hoje, ambos os treinadores, Leandro Sena pelo América e Fernando Marchiori têm problemas para escalar as equipes. Do lado americano, Desfalque certo é o atacante Zé Eduardo, reserva imediato de Wallace Pernambucano, jogador que deixou o campo reclamando de dores na coxa. Zé Eduardo se envolveu numa confusão com Jefinho do ABC e foi expulso junto com o atleta alvinegro. Quem também não vai atuar na final é Thiaguinho, que se transferiu para o Cuiabá. Existe ainda a preocupação com Allef, que também deixou o campo reclamando de contusão.

Já no lado Alvinegro, além do goleiro Pedo Paulo e o meio-campista Erick Varão, punidos com o terceiro cartão amarelo. Os dois atletas não conseguiram limpar os cartões recebidos para evitar desfalcar a equipe na reta final da competição. Varão sequer entrou em campo diante do Santa Cruz, quando os pendurados trataram de receber o terceiro para limpar os cartões.

Além do trio que terá de cumprir a suspensão automática, o treinador Fernando Marchiori corre o risco de perder o homem responsável pela organização da equipe, Allan Dias, que deixou o campo devido a uma lesão no tornozelo e se transformou numa dúvida.

Arbitragem

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF conseguiu o apoio da Confederação Brasileira de Futebol – CBF para a contratação dos serviços de Árbitro de Vídeo – VAR mais uma vez. Tanto para o jogo deste domingo (10), quanto para a próxima quarta-feira (13), o sistema será utilizado. O investimento, segundo a FNF é de cerca de R$ 100 mil.

Para a partida deste domingo, a arbitragem escolhida para o campo, pela Comissão de Arbitragem do Rio Grande do Norte, foi: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho. O Assistente 1 será Vinicius Melo de Lima, o Assistente 2 - Francisco de Assis da Hora e o Quarto árbitro: Leandro de Sales Barchz.

A arbitragem de vídeo terá o comando do paulista Péricles Bassols, da Fifa/SP. Ele será auxiliado por Herman Brumel Vani (CBF-SP). Bassols apitou profissionalmente até maio de 2019, quando deixou os gramados para virar comentarista de arbitragem para uma TV nacional. No entanto, em dezembro de 2020, ele assumiu a função de árbitro de vídeo internacional da Fifa. A decisão foi tomada graças uma mudança de regra da entidade máxima do futebol.

Estatística

ABC e América entram em campo hoje para realizar o clássico de número 393 (números atualizados pela redação com base em dados pesquisados pelo pesquisador Marcos Trindade). Até o momento são 142 vitórias abecedistas contra 132 vitórias americanas, com 118 empates (os dois últimos duelos terminaram empatados).

No clássico já foram marcados 1.026 gols, sendo 545 gols do Alvinegro e 481 gols do Alvirrubro. O saldo pró-ABC é de 64 gols.

Nenhum comentário: