02/03/2022

TRIBUNAL INVESTIGARÁ POSSÍVEIS CRIMES DE GUERRA CONTRA A HUMANIDADE OU GENOCÍDIO NA UCRÂNIA

Tribunal Penal Internacional confirma abertura de investigação sobre possíveis crimes de guerra, contra a humanidade ou genocídio na Ucrânia

O promotor do Tribunal Penal Internacional abriu nesta quarta-feira, 2, uma investigação sobre possíveis crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio na Ucrânia desde 2013 e abrangendo o conflito desencadeado pela invasão da Rússia.

O promotor Karim Khan disse que iniciou a investigação depois que 39 dos Estados-membros do tribunal solicitaram uma investigação, um processo conhecido como remessa.

“Esses encaminhamentos permitem ao meu gabinete prosseguir com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo assim no seu âmbito quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território de Ucrânia por qualquer pessoa”, disse Khan em um comunicado. “Nosso trabalho na coleta de provas já começou”, acrescentou.

Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: