11/03/2022

SUJOU: EM BREVE BRASIL RECEBERÁ NUVEM DE POEIRA DO DESERTO DO SAARA

Nuvem de areia do deserto do Saara chega ao Brasil em breve

Uma nuvem de poeira originada no deserto do Saara está chegando ao Brasil em breve. Segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), sensores acoplados a dois satélites identificaram um material particulado na atmosfera sobre o Oceano Atlântico. O registro foi feito próximo da costa do Nordeste brasileiro, no último domingo (6).

O fenômeno não incomum, e foi batizado de “nuvem de poeira Godzilla”, pelo tamanho que alcança. O vento de areia atingirá áreas continentais da América do Sul e do Caribe nos próximos dias, segundo estimativas do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus da União Europeia (UE).

As nuvens de areia provenientes do Saara percorrem o Oceano Atlântico pelo lado da África, geralmente entre o fim da primavera e o início do outono no Hemisfério Norte. Se os ventos estiverem a favor e se a massa particulada for grande o suficiente, a poeira pode viajar entre continentes.

Um recente estudo da Nasa concluiu que a nuvem de poeira do Saara pode trazer benefícios à floresta Amazônica. Isto porque as substâncias presentes na areia enriquecem espécies da flora local, o que, consequentemente, favorece a fauna regional.

pleno.news

Nenhum comentário: